Manifestantes barram saída de caminhões do terminal de Petróleo - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

11 de mar. de 2021

Manifestantes barram saída de caminhões do terminal de Petróleo

 Motoristas de aplicativo continuam em protesto no Terminal de Petróleo, na BR-343, na tarde quinta-feira (11). Eles protestam contra o aumento nos preços dos combustíveis e pela diminuição da alíquota do ICMS. 

Para pressionar as autoridades, os manifestantes estão impedindo a saída dos caminhões com combustíveis do terminal de petróleo. Por volta das 14h representantes do movimento foram para uma reunião na secretaria estadual de Segurança para tentar intermediar um acordo. 

A preocupação das autoridades é que os postos de combustíveis fiquem desabastecidos.  “Deixamos sair três caminhões e vamos ver no que vai dar essa reunião. Recebemos a informação que vai tentar uma intermediação com a Secretária da Fazenda. Nosso protesto aqui é contra esse ICMS altíssimo, preço abusivo da gasolina e ainda tem a questão da nossa segurança. Os motoristas de aplicaTivo sofrem muitos assaltos. Teve um sábado que foi cinco”, conta o manifestante Toni Menezes. 

O motorista Júnior  Rodrigues também participa do protesto e defende que a manifestação “é por toda população” pois o ICMS impacta no preço de tudo. 

“Esse não é um ato só por nós, motoristas de aplicativo. É por toda população”, disse. 

Apesar da confusão ocorrida na noite de ontem (9) o movimento está pacífico. Policiais da Força Tática Rodoviária e da Cavalaria da PM estão no local. 

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) se manifestou sobre as reivindicações dos manifestantes por meio de nota. A Sefaz explica que o preço médio na bomba dos postos de combustíveis muda porque a Petrobras está alterando os preços. 

Veja nota 

A Sefaz informa que a legislação nacional determina a pesquisa/coleta quinzenal do PMPF, que é o preço médio na bomba nos postos de combustíveis, para servir de base para aplicação da alíquota do ICMS (que não muda há vários anos). O PMPF muda porque a Petrobrás está alterando os preços e não porque houve qualquer alteração na alíquota de ICMS. Assim, os postos reajustam os valores nas bombas e esses valores determinam o PMPF quinzenal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário