MP expede recomendação para pagamento de salários atrasados em Novo Oriente - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

25 de mar. de 2021

MP expede recomendação para pagamento de salários atrasados em Novo Oriente




Novo Oriente do Piaui

O Ministério Público do Estado do Piauí expediu recomendação ao prefeito de Novo Oriente do Piauí, Afonso Ribeiro Sobreira, para que seja efetuado o pagamento de toda a folha de pagamento dos servidores referente ao mês de dezembro de 2020.

A recomendação nº 08/2021 foi assinada pelo promotor Rafael Maia Nogueira, na última sexta-feira (20).

O documento foi expedido após abertura de notícia de fato resultante de declarações de servidores efetivos do Município de Novo Oriente do Piauí, que relataram não terem recebido o salário referente ao mês de dezembro do ano de 2020 nem a respectiva parcela do décimo terceiro salário.

O promotor destacou que “os fatos noticiados nos autos, além de outros atrasos na folha de pagamento dos agentes públicos ou políticos, comprometem a regularidade administrativa do Município de Novo Oriente do Piauí, geram insustentabilidade da gerência do serviço público, causam a insatisfação nos servidores/agentes públicos e dão azo à consequente má prestação dos serviços de relevância pública, pois violam todos os princípios de índole constitucional fazendo tábula rasa tanto da legalidade, da moralidade, da impessoalidade e da publicidade inerentes ao múnus administrativo, razão por que mencionadas condutas, uma vez comprovadas, são graves, de forma que podem atrair as iras cominadas na Lei de Improbidade Administrativa”.

O representante do órgão ministerial expediu então a recomendação ao prefeito para que, no prazo de 15 dias úteis, adote as necessárias providências no sentido de garantir e efetuar o pagamento de toda a folha de pagamento da Municipalidade, notadamente das verbas salariais pendentes referentes ao mês de dezembro do ano de 2020, sem prejuízo das demais que se encontrem em atraso.

O prefeito deverá encaminhar à 2ª Promotoria de Justiça de Valença do Piauí, as providências tomadas e os documentos comprobatórios hábeis a provar o acatamento da recomendação, ao final do prazo de 15 dias úteis.

Ele advertiu ainda que a não observância da recomendação poderá implicar na adoção das medidas judiciais cabíveis, caracterizando o dolo, má-fé ou ciência da irregularidade, por ação ou omissão, para viabilizar futuras responsabilizações em sede de ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

Outro lado

Procurado na tarde desta terça-feira (23), o prefeito Afonso Sobreira informou ao GP1 que o município não tem dinheiro em conta para efetuar o pagamento do mês de dezembro. Ele alegou que a gestão anterior não deixou dinheiro em caixa.

“Ainda não fui notificado, mas posso explicar a situação. No dia 14 de dezembro, já eleito eu pedi ao Tribunal de Contas Estadual que bloqueasse as contas do município, elas foram bloqueadas. Só que no dia 30 de dezembro a noite desbloquearam as contas, e no dia 31, mesmo sendo feriado bancário as contas foram todas raspadas pela gestão anterior. Eu não tenho problema nenhum em pagar a conta, mas eu quero que me mostre onde está o dinheiro. Assim que eu for notificado a gente vai comunicar para o Ministério Público sem problema nenhum”, informou o prefeito.

Fonte: GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário