Mulheres do Piauí ocupam terceira colocação no ranking de empreendedorismo no Nordeste - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

7 de mar. de 2021

Mulheres do Piauí ocupam terceira colocação no ranking de empreendedorismo no Nordeste

 Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

De acordo com levantamento do Sebrae, o Piauí se destaca no cenário do empreendedorismo feminino. O Estado ocupa a 3ª posição na região Nordeste em número de mulheres donas de negócios. Atualmente cerca de 140 mil empresas piauienses são comandadas por mulheres, o que corresponde a 36% dos negócios do Estado.

O percentual de mulheres empreendedoras do Piauí ficou acima da média nacional, que é de 34%. Na região Nordeste, o Estado está equiparado ao Maranhão em número de mulheres donas de negócios, perdendo apenas para Sergipe (39%) e Ceará (36%).

A sondagem mostra que 56% das mulheres empreendedoras piauienses têm até 44 anos, 42% delas são chefes de família. O total de 45% encontra-se à frente de empresas com menos de dois anos de atividade, e a maioria atua nos setores de comércio (38%) e serviços (31%).

Segundo dados da PNAD Contínua 2019 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres do Piauí trabalham, em média, 10,1 horas a mais que os homens. Os números mostram que 97,1% das mulheres piauienses realizam dupla jornada de trabalho.

O estudo levou em consideração o tempo dedicado ao trabalho fora de casa e o tempo que as mulheres dedicam aos cuidados da casa e da família. Os dados mostram que 83,3% dos homens que possuem trabalhos remunerados, também fazem atividades domésticas. A diferença é de 13,8 pontos percentuais.

 

Lídia Brito
Com informações do IBGE e Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário