Enfermeiros entregam escalas no HUT por corte de gratificação; FMS remaneja profissionais - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

2 de abr. de 2021

Enfermeiros entregam escalas no HUT por corte de gratificação; FMS remaneja profissionais

 Foto: Roberta Aline

Atualizada às 20h28

Pelo menos 12 enfermeiros que atuam na ala covid do Hospital de Urgências de Teresina (HUT) desistiram de suas escalas de plantão. Os profissionais alegam o corte nos salários. O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, confirmou ao Cidadeverde.com que as baixas realmente aconteceram, no entanto, outros profissionais foram remanejados para o HUT.

O problema, de acordo com Gilberto Albuquerque, ainda é o corte da insalubridade extra que era paga pelo Ministério da Saúde.

“Antigamente eles recebiam uma gratificação extra covid e o Ministério da Saúde tirou. Tiveram 12 que desistiram da escala e eu mandei 20, pois pode ser que mais algum desista”, afirmou o presidente da FMS.

Ainda de acordo com o presidente, o corte na insalubridade por parte do Ministério da Saúde se deu pelo fato de os profissionais já estarem vacinados.

“Ainda é aquela briga dos 40% covid que no ano passado pagavam. Só que esse ano todo mundo está vacinado, então não justifica mais insalubridade extra, por isso que o Ministério da Saúde cortou”, declarou Albuquerque.

Segundo o presidente do sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Senatepi), Erick Riccely, muitos profissionais aguardavam que este mês sairia algum pagamento retroativo ao que foi cortado no contracheque. No início de março, a FMS chegou a informar que o prefeito Dr. Pessoa (MDB) havia autorizado o pagamento, com recursos próprios, do adicional de insalubridade de 40%.

"Alguns acreditaram que este mês a prefeitura fosse pagar alguma coisa que foi cortada", disse.

Enfermeiros, auxiliares e técnicos em Enfermagem chegaram a paralisar as atividades e protestar em frente à prefeitura de Teresina. 

A assessoria de comunicação do HUT garantiu que o hospital está funcionando normalmente e que os salários dos profissionais foram pagos em dia.

Em nota, a FMS confirmou que foram alocados profissionais para adequar as escalas de plantão:

Em razão de noticias veiculadas na data de hoje (01/Abr), referente a cortes de salários e abandono das escalas de trabalho de servidores da área da enfermagem no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que os salários foram pagos em dia e as escalas dos plantões desses profissionais permanecem adequadas com alocação dos recursos humanos disponíveis, contemplando o profundo compromisso com a saúde e o bem estar da população.

Ademais os servidores que se sentirem prejudicados com os valores recebidos podem solicitar informações no RH da unidade de saúde ao qual estão lotados.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário