Piauí vai receber 129 mil doses para iniciar vacinação de indígenas e policiais - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

1 de abr. de 2021

Piauí vai receber 129 mil doses para iniciar vacinação de indígenas e policiais

 Foto: Roberta Aline


O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, confirmou nesta quinta-feira (1) que o Piauí vai receber mais 129 mil doses de vacinas na madrugada desta sexta-feira (2).

São 129 mil 250 doses de vacinas Coronavac e AstraZêneca. 

Florentino Neto informou que as vacinas serão destinadas a população indígena, aos profissionais de segurança e das Forças Armadas que trabalham nas ações de combate à Covid-19. 

Na última segunda-feira, o governador Wellington Dias (PT) assinou decreto autorizando a inclusão de professores, policiais e bombeiros no grupo  prioritário para vacinação contra a Covid-19.

Serão priorizadas na nova remessa, as pessoas com deficiência com comorbidade associadas e com dificuldade de locomoção.  O secretário disse ainda que os municípios têm os cadastros. 

“Essas vacinas garantem também a segunda dose de vários grupos prioritários”. 

As remessas do décimo primeiro lote contemplarão a primeira fase da vacinação do grupo de segurança e salvamento (6% do grupo) e idosos de 65 à 69 anos (1,26% do grupo). 

“Este lote vai permitir o início da vacinação dos grupos de segurança e salvamento, que foram aprovados em CIB, pela Sesapi, e daremos continuidade a imunização dos idosos de 65 a 69 anos”, disse Florentino Neto. 

No lote que chegará também estão inseridas as vacinas para imunização de 10% dos trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca da parceria da Fiocruz com a Universidade de Oxford. 

“Receberemos também as vacinas para aqueles que foram imunizados com a primeira dose a Oxford/AstraZeneca, que deve ter sua segunda aplicação após seis meses. Estão inseridas nessa remessa ainda, a segunda dose dos grupos das pautas 8 e 9B”, explica o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães. 

Também serão enviadas a segunda dose das vacinas do Instituto Butantan para 7% dos trabalhadores da saúde e 87% para o grupo de 77 a 79 anos e 13% dos idosos de 70 à 74 anos, que foram contempladas na oitava remessa. Piauí também recebeu a segunda dose para 65% dos idosos de 70 à 74 anos, que estavam na remessa.

“Estes foram os lotes que toda a remessa foi entregue aos municípios para a primeira dose, agora estamos recebendo uma porcentagem para a segunda dose de imunização, para repassarmos aos municípios, a entrega acontece ainda este final de semana”, explica o superintende. 

O Piauí já vacinou 314.723 pessoas contra a Covid-19, segundo dados do Vacinômetro, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapí). Receberam a primeira dose dos imunizantes 263.393 e segunda dose foi aplicada em 51.326 piauienses.

 

Flash Yala Sena (Com informações da Sesapi)
yalasena@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI