MP recomenda retorno integral do serviço de abordagem social em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

22 de mai. de 2021

MP recomenda retorno integral do serviço de abordagem social em Teresina

 Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

A 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na promoção da cidadania e dos direitos humanos, expediu recomendação administrativa à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) para que sejam adotadas medidas com vistas ao restabelecimento integral das atividades do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), com a imediata contratação de agentes de proteção social (APSs).

A Promotoria de Justiça apurou que a rede de serviço socioassistencial de Teresina está desfalcada de APSs, em decorrência da exoneração em massa de profissionais em 2020, sem que tenham sido recompostos os quadros. A falta de agentes inviabiliza a busca ativa, a abordagem em várias áreas e o atendimento aos grupos vulnerabilizados.

“Com a descontinuidade de tal serviço, houve enorme prejuízo para a rede socioassistencial, em especial para os grupos mais vulneráveis como crianças e adolescentes e pessoas em situação de rua, por exemplo”, pontua a promotora de Justiça Myrian Lago.

O SEAS, modalidade da proteção social especial de média complexidade, do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), é um serviço a ser ofertado de forma contínua, para fazer a busca ativa, a identificação e o mapeamento de vulnerabilidades, além de atendimento, acompanhamento e intervenções no território, com a população em situação de vulnerabilidade social, visando ao enfrentamento e à superação das violências.

O MPPI recomendou, além da contratação imediata de APSs, a capacitação desses novos profissionais, em obediência às determinações da Política Nacional de Capacitação do SUAS, de forma que os serviços socioassistenciais voltem a funcionar em sua plenitude e o mais brevemente possível.

Fonte: MP

Nenhum comentário:

Postar um comentário