Em 30 dias, região de Uruçuí tem aumento de 79% na média de casos de covid - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

22 de jun. de 2021

Em 30 dias, região de Uruçuí tem aumento de 79% na média de casos de covid

 Foto: Roberta Aline 

O território Tabuleiros Alto Parnaíba, composto pelos municípios de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Antônio Almeida e Sebastião Leal, é o que apresenta maior incidência de novos casos de covid-19 no Piauí no mês de junho. O dado faz parte de um levantamento realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Piauí em parceria com a Fiocruz.

De acordo com o levantamento, entre os dias 01 e 18 de junho, a incidência média no território, que leva em conta o número de casos e a população, foi de 47,08 para cada 100 mil habitantes.  O índice é superior ao registrado no Piauí (25,27) e no Brasil (32,02) no mesmo período. 

Em 30 dias, o território Tabuleiros Alto Parnaíba registrou um aumento de cerca de 79% na média de casos, saindo de 26,22 em 18 de maio para o número de 47,08 registrados no dia 18 de junho.

Fonte:UFPI/Fiocruz

Na avaliação do professor doutor Emídio Matos, da Universidade Federal do Piauí, o grande número de empreendimentos e movimentação de pessoas de fora do Piauí são fatores que podem explicar a grande incidência de casos na região, que segundo ele acontece de forma cíclica. "A região não tem um comportamento linear, vai sempre oscilando. É uma coisa cíclica que precisa ser melhor compreendida pelas autoridades de saúde", disse.  

Em números absolutos, o território Tabuleiros Alto Parnaíba possui, desde o início da pandemia, 7.649 casos e 113 mortes por covid-19. 

A regional de saúde que aparece na segunda colocação  no levantamento é a Chapada das Mangabeiras, também na região sul do Piauí, coordenada no município de Bom Jesus. O ranking é completado pelas regionais: Vale do Canindé (Oeiras), Cocais(Piripiri), Carnaubais(Campo Maior), Vale do Sambito(Valença), Vale do Rio Guaribas(Picos), Vale dos Rios Piauí e Itaueira (Floriano), Serra da Capivara(São Raimundo Nonato), Entre Rios(Teresina) e Planície Litorânea (Parnaíba).

Fonte:UFPI/Fiocruz

Incidência por município 

O levantamento feito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) também  mostra as cidades piauienses que mais registraram novos casos de covid-19 nos últimos dias. Em números absolutos, a lista das 10 primeiras é composta por Teresina (2501), Paranaíba (536), Piripiri(378), José de Freitas (369), Picos (360), Oeiras (331), Floriano (286), Pedro II (250), Curimatá (248) e São Raimundo Nonato (214).

Já no que diz respeito a incidência, que leva em conta a relação entre o número de casos e a população, a lista é encabeçada pelo município de Miguel Leão, distante cerca de 100 quilômetros de Teresina, que possui  1246 habitantes e registrou 31 novos casos nos últimos 15 dias. 

Também aparecem no ranking das 10 maiores incidências de covid-19 no Piauí nos últimos 15 dias os municípios de Curimatá, Landri Sales, Redenção do Gurgueia, Baixa Grande do Ribeiro, Boqueirão do Piauí, Angical, Várzea Grande, Inhuma e São João do Arraial. 

Fonte: UFPI/Fiocruz 

O professor doutor Emidio Matos, da Universidade Federal do Piauí, membro do grupo que monitora os dados explica que, do ponto de vista epidemiológico, o dado que mais reflete a realidade é a incidência, por levar em conta a população do município. 

"Se eu coloco casos absolutos, quase sempre dar Teresina, pela quantidade de pessoas.  O correto é avaliar a incidência e levar em conta a população da cidade. Por exemplo, nesse período analisado, Miguel Leão é a cidade que está com a maior taxa de incidência de casos", explicou o professor.  

 

Natanael Souza
redacao@cidadeverde.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário