Interpi lança aplicativo para agilizar recepção eletrônica de títulos de terras pelos cartórios do Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

25 de jun. de 2021

Interpi lança aplicativo para agilizar recepção eletrônica de títulos de terras pelos cartórios do Piauí

 Foto: Letícia Santos

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), vai lançar, na próxima segunda-feira (28), às 11h, em solenidade no Palácio de Karnak, o aplicativo Regina (Registro de Informações Agrárias). O programa é, provavelmente, o primeiro sistema digital do Brasil que permite encaminhamento e recepção de títulos para registro de forma digital de forma simples e rápida, conectando, simultaneamente, o Interpi, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Piauí (Anoreg-PI) e qualquer cartório de registro de imóveis que esteja utilizando o sistema. A ferramenta foi desenvolvida dentro do setor público estadual e será lançada oficialmente pelo governador Wellington Dias e o diretor-geral do Interpi, Chico Lucas. Em razão da pandemia causada pela Covid-19, a solenidade terá público restrito e será transmitida on-line, pelo Canal do Governo do Piauí no Youtube, por meio do link https://youtu.be/v0F77FBgl7o.

O nome da nova ferramenta tecnológica representa uma homenagem à ex-diretora setorial, Regina Lourdes, que faleceu em março passado, pouco meses antes da finalização do aplicativo.

Chico Lucas informou que, tendo sido desenvolvido dentro dos espaços da esfera pública no Estado, pelo Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental do Estado do Piauí (CGEO), o Regina é resultado do trabalho conjunto com a Vice-Corregedoria Geral de Justiça, órgão do Poder Judiciário estadual responsável pela disciplina e normatização dos serviços extrajudiciais, e a Anoreg-PI, associação que congrega os Oficiais dos Registros Imobiliários no Estado. “São várias ferramentas que dão suporte a essa tecnologia, que foram desenvolvidas pelo Interpi, CGEO, a Vice-Corregedoria Geral de Justiça, a Central Eletrônica de Registro de Imóveis do Piauí e a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Piauí, para citar alguns. Tivemos ainda importante apoio do Projeto PRO Piauí; Pilares do Crescimento e da Inclusão Social (projeto cofinanciado pelo Banco Mundial). Todos foram, mais uma vez, indispensáveis nas suas contribuições. O Regina é resultado desse proveitoso diálogo estabelecido pelo Poder Executivo do Estado com os demais poderes e organismos que atuam pela regularização fundiária, no atendimento aos cidadãos e requerentes”, explica o diretor-geral do Interpi.

Outro aspecto importante do aplicativo Regina é que ele poderá beneficiar qualquer órgão e entidade com necessidade de modernizar seus sistemas de tramitação de remessa de documentos. Por meio da plataforma, a integração entre órgãos pode ser feita de qualquer lugar, sem demora, 24h, em qualquer dia e horário, de forma totalmente segura. Por estas características e benefícios garantidos, o sistema de Registro de Informações Agrárias já vem sendo chamado de “Pix dos Cartórios”, uma vez que possibilitará maior velocidade e dinamismo aos procedimentos.

Após o lançamento, o aplicativo Regina continuará à disposição de todos os cartórios que trabalham com registro de imóveis e desejem adotar o sistema.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário