Mais de 4 mil não foram tomar 2ª dose da vacina contra a Covid em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

9 de jun. de 2021

Mais de 4 mil não foram tomar 2ª dose da vacina contra a Covid em Teresina


Dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS) apontam que 4.010 teresinenses não compareceram aos postos para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, portanto, não completaram o processo de imunização. Os imunizantes para a aplicação neste grupo estão reservados, por isso, ressalta-se a necessidade de observar a data marcada para o retorno.

Na capital piauiense, 215.671 pessoas já foram vacinadas com a dose inicial. Destas, 85.805 receberam também a segunda. Considerando a janela de aplicação estipulada, cerca 125 mil pessoas ainda não estão aptas a receber a dose complementar.


As doses estão reservadas para aqueles que ainda não foram aos postos (Foto: Rovena Rosa)

Situação da Covid-19 em Teresina

As internações por síndrome respiratória aguda grave caíram 9% no período de 30/05 a 05/06 ao serem comparadas com as da semana anterior. No mesmo período, os atendimentos por síndrome gripal caíram 14%, os casos confirmados de Covid-19 reduziram 8% e as solicitações do exame RT-PCR em 54%.

No período de 30/05 a 05/06 a utilização do teste rápido de antígeno em swab nasal na rede pública municipal de Teresina pode ter diminuído a demanda por RT-PCR ao Lacen-PI. A positividade dos testes RT-PCR também caiu de 28% para 24% entre as duas últimas semanas.


Os dados são do Comitê de Operações Emergenciais (COE) da FMS – Teresina e constam no Painel Situacional da COVID-19 da 22ª semana epidemiológica de 30/05 a 05/06.

O médico virologista e membro do COE, Marcelo Adriano, destaca que é animadora a redução do número de casos confirmados com a facilitação da testagem. “Além disso, a queda na positividade pode indicar alguma baixa na transmissão da doença ou mesmo a ampliação da testagem ao incluir casos pouco sintomáticos ou dos contatos assintomáticos de casos positivos, que são as pessoas sem sintomas, mas que tiveram contato recente com alguém doente”, comenta.

De acordo com o médico, a taxa de transmissão da Covid-19 em Teresina está abaixo da unidade (1,0) o que projeta redução do número de novos casos.

Outro fator para a redução dos casos de internação é a vacinação dos idosos, de grupos de comorbidades e dos profissionais e trabalhadores da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário