W. Dias se reúne hoje com russos para definir cronograma da Sputnik V - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

8 de jun. de 2021

W. Dias se reúne hoje com russos para definir cronograma da Sputnik V



Os governadores das regiões Nordeste e da Amazônia Legal têm se reunido todos os dias desde sábado, para discutir a importação excepcional da vacina contra covid-19 Sputnik V, do instituto russo Gamaleya.


O pedido de compra autorizado pela Anvisa foi feito pelos governos de Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, informou que eles devem voltar a se reunir nesta terça-feira. Dessa vez, com representantes da vacina na Rússia para definir o cronograma de entrega.


Governadores definem hoje cronograma de entrega da Sputnik (Foto: Rovena Rosa)


Dos 37 milhões de doses da Sputnik V encomendados pelo Consórcio Nordeste, a Anvisa autorizou a importação extraordinária de 928 mil. O número de doses é o suficiente para imunizar 1% da população dos seis estados que podem usar a vacina. Esses imunizantes devem ser utilizados dentro de um estudo de efetividade a ser seguido pelos estados. Os governadores da Região Norte querem comprar mais 8,5 milhões de doses.

Além de limitar a quantidade de vacinas, a Anvisa impôs uma série de condições para o uso da vacina. Entre elas, a vacinação apenas de pessoas de 18 a 60 anos, sem comorbidades e que não sejam gestantes. A vacinação só pode ocorrer em centros de referência e as doses devem ser rastreadas, para monitorar possíveis efeitos adversos.

Além disso, as vacinas precisam passar por análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, vinculado à Fiocruz, para verificar se as doses recebidas correspondem à fórmula apresentada à Anvisa.

As reuniões entre os estados ocorreram no sábado e no domingo. Nessa segunda, eles discutiram com a agência reguladora como cumprir todas essas condições. Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário