Fogo avança em direção ao Cânion do rio Poti e bombeiros fazem alerta - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de ago. de 2021

Fogo avança em direção ao Cânion do rio Poti e bombeiros fazem alerta

 



As equipes do Corpo de Bombeiros deslocadas de Teresina iniciaram na noite de ontem (30) as ações de combate ao incêndio que atinge municípios na divisa entre o Piauí e o Ceará há pelo menos sete dias. Com auxílio de drones e imagens de satélite, as equipes conseguiram identificar os pontos mais críticos onde o trabalho foi reforçado, e também identificaram o avanço das chamas em direção à região do Cânio do rio Poti.

Vídeos gravados pelas equipes mostram o trabalho realizado durante a madrugada e as dificuldades encontradas no controle das chamas.

De acordo com o tenente coronel Costa, comandante operacional do Corpo de Bombeiros, que coordena os trabalhos na região, as equipes conseguiram evitar que o fogo chegasse até a comunidade Bom Princípio, na zona rural de Milton Brandão. Segundo ele, a preocupação agora é com o avanço das chamas em direção a Buriti dos Montes e à região onde fica localizado o Cânion do rio Poti. 

“O combate evitou a propagação dessa linha de fogo em direção a Milton Brandão, entretanto é uma linha muito grande e ela está agora em direção a Buriti dos Montes e também ao parque do Cânion do Poti. Esse foi o nosso grande objetivo. Iniciamos a operação ontem à noite e finalizamos por volta de 3h da manhã”, disse o tenente coronel, em entrevista ao repórter Ney Silva, da Rádio Cidade Verde de Pedro II.

Ainda de acordo com ele, as caraterísticas ambientais da região são fatores que potencializam o avanço das chamas. 

“Existem aceiros naturais, que são passagens de rios, estradas. Um fator que nos preocupa muito é em relação aos ventos. A Semar nos fornece informações com imagens de satélite e também sobre a velocidade do vento. Ontem a velocidade na região chegou a 13 quilômetros por hora. Esse foco de incêndio cresce, evolui muito rápido pelas características da região”, destacou. 

Foto: Corpo de Bombeiros 

Imagem feita através de drone 

 

Por causa do avanço do fogo, ainda não há previsão de quando o incêndio estará completamente controlado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o foco agora é garantir a segurança dos moradores e evitar que o fogo atinja comunidades. 

“Nós estamos monitorando esse foco de incêndio que foi debelado ontem. Agora estamos com equipe monitorando para ver que direção ele está seguindo. Se tudo estiver correto, a gente segue também para Buriti dos Montes, porque lá tem uma frente de incêndio também muito grande”, informou o tenente coronel Costa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário