Mineradora recebe licença para extrair 300 mil toneladas de ferro no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

27 de ago. de 2021

Mineradora recebe licença para extrair 300 mil toneladas de ferro no Piauí



O CEO da Mineradora SRN, Marcelo da Silva Prado, recebeu na quarta-feira (25) licença prévia ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí para extração de minério de ferro no Estado. O empreendimento alcançará os municípios de Dirceu Arcoverde, São Raimundo Nonato e São Lourenço do Piauí.

A fase inicial do projeto compreende a extração de cerca de 300 mil toneladas de minério de ferro por ano, sendo que a capacidade alcançará de forma escalonada 2 milhões de toneladas/ano. A planta-piloto vai gerar mais de 400 empregos diretos, chegando a mais de 2 mil diretos e indiretos.

Com o recebimento da licença, o projeto será executado em um período de 8 a 12 meses. “O minério produzido terá um teor de ferro superior a 64% (premium), com baixíssimos contaminantes. Inicialmente será oferecido no mercado interno e posteriormente exportado”, afirma Prado.


Mineradora recebe licença para extrair ferro em três municípios do Piauí


A atividade da SRN Mineração é super moderna no Brasil. “Para o Estado do Piauí, a SRN desenvolveu uma rota de processo ousado: a extração será totalmente a seco, feita simplesmente por separação magnética. A magnetita pura - minério da região - será moída e separada pelo magnetismo, tecnologia considerada sustentável e inovadora, por não causar danos ao meio ambiente. O sistema adotado não utilizará a escassa água do local e não causará nenhum impacto ambiental. Não teremos barragem de rejeitos”, esclarece Prado.





O transporte do minério será feito exclusivamente por rodovias, por enquanto, por meio de caminhões.




SOBRE A SRN MINERAÇÃO

A SRN Mineração foi constituída entre 2008 e 2009 por meio da junção de várias pessoas que tinham direitos minerários na região de São Raimundo Nonato (PI), mas não tinham capital para desenvolver projetos.

Ela é formada, de acordo com Prado, por 5% de capital estrangeiro e 95% de sócios locais, como pessoas físicas e empresas de investimentos. Prado afirma que, “a empresa tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento de projetos de mineração de forma ambientalmente sustentável, gerando benefícios econômicos e sociais".


Marcelo da Silva Prado, CEO da Mineradora SRN Participaram da assinatura da concessão da licença: Adriana Saraiva, diretora de Licenciamento e Fiscalização, Sadia Gonçalves de Castro, secretaria do Meio Ambiente do Estado do Piauí, Luis Coelho, secretário de Mineração do Estado do Piauí, Edson Araujo, advogado e Marcelo da Silva Prado, CEO da Mineradora SRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário