Número de mortos em atentado no aeroporto de Cabul passa de 90 - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

27 de ago. de 2021

Número de mortos em atentado no aeroporto de Cabul passa de 90



Mais de 90 pessoas morreram, incluindo 13 militares americanos, no atentado terrorista do Estado Islâmico-Khorosan no aeroporto internacional de Cabul, capital do Afeganistão, na quinta-feira (26). A agência de notícias Reuters diz que são 92 óbitos, citando duas autoridades do Talibã, e a rede de televisão CNN fala em mais de 90 afegãos mortos e mais de 150 feridos, segundo o ministro da Saúde.

A Associated Press (AP) afirma que 169 pessoas morreram, citando duas fontes afegãs, mas diz que a contagem pode mudar pois ainda há muitos corpos desmembrados ou ainda não identificados.

As forças de segurança americanas estão em alerta para a possibilidade de mais ataques nesta sexta-feira (27) e estão compartilhando informações com o Talibã nos postos de controle fora do aeroporto. A informação foi dada pelo general Kenneth “Frank” McKenzie, chefe do Comando Central dos Estados Unidos, órgão responsável pelas operações militares no Oriente Médio, inclusive o Afeganistão.

Apesar do atentado e do novo alerta, os voos de retirada de estrangeiros e afegãos não pararam ontem e continuam hoje. Cerca de 12,5 mil pessoas foram evacuadas na quinta, elevando para 105 mil o número de retirados do Afeganistão desde o dia 14, segundo a Casa Branca.

Atentado no aeroporto de Cabul matou mais de 90 pessoas


As explosões ocorreram perto do portão Abadia, onde a segurança é feita pelos EUA, e o ataque foi assumido pelo braço afegão do Estado Islâmico (EI-K), um grupo extremista rival do Talibã.

As informações até o momento são que dois homens-bomba e homens armados atacaram afegãos que se aglomeravam no portão, na tentativa de sair do país, e também soldados americanos que faziam a triagem para os voos de evacuação.

O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, condenou o atentado, afirmando que "o Emirado Islâmico [do Afeganistão] condena veementemente o bombardeio de civis no aeroporto de Cabul, ocorrido em uma área onde as forças dos EUA são responsáveis pela segurança".

Atentado terrorista no aeroporto de Cabul Foto: Wakil Kohsar/AFP


O Estado Islâmico-Khorosan (EI-K) é mais radical do que o Talibã e criticou o acordo de paz assinado com os EUA que resultou na retirada estrangeira do Afeganistão.




Tópicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário