Tubarão lixa é encontrado encalhado em praia de Luís Correia - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

30 de ago. de 2021

Tubarão lixa é encontrado encalhado em praia de Luís Correia

 Fotos enviadas por banhistas


Um tubarão lixa foi encontrado encalhado por banhistas ainda vivo e com ferimentos no último sábado (28) na praia Peito de Moça, no município de Luís Correia, litoral do Piauí. Em seguida, o animal foi devolvido para o mar pelos banhistas.  

De acordo com Cézar Fernandes, engenheiro de pesca e professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), a espécie é fácil de ser encontrada na região, e é considerada dócil. 

Para o engenheiro, o animal ficou encalhado possivelmente devido a um acidente ocasional ou uma variação da maré. 

"Isso é bastante comum ao longo do litoral brasileiro, muitas espécies de peixes e tubarões ocasionalmente aparecem debilitados na praia por acidentes com redes de pesca ou simplesmente por uma variação rápida da maré ", explica o professor.

Segundo a bióloga do Instituto Tartarugas do Delta, Verlane Magalhães, o litoral do Piauí está inserido dentro de uma unidade de conservação ambiental federal a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (APA). É uma região protegida que funcionam como área de descanso, alimentação, refúgio e reprodução para várias espécies, inclusive muitos ameaçadas de extinção. 

"Com a realização dos trabalhos de monitoramento de praia desenvolvido pelo instituto, conseguimos envolver moradores, pescadores e visitantes nos trabalhos de manejo e conservação das espécies encontradas na nossa região. Toda informação é importante, para registrar ocorrência, pensar nas possibilidades de coleta de material biológico, resgate ou até mesmo dependendo da situação, devolver os animais para a natureza" comentou a bióloga que foi acionada no momento da ocorrência.  

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário