IBGE aponta que Elesbão Veloso está entre os 03 municípios que tiveram maior redução populacional

IBGE aponta que Elesbão Veloso está entre os 03 municípios que tiveram maior redução populacional

leandro santos
0


31/08/2021

No estado, 43 cidades piauienses tiveram queda no número de habitantes entre 2020 e 2021. É o que releva a nova estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre estas cidade que mais apresentaram redução de moradores está Elesbão Veloso, o município é seguido pelos municípios de Brejo do Piauí e Franscisco Ayres, tornando assim as três cidades com maior redução populacional do estado.



O órgão estima que o município perdeu cerca de um quarto de sua população, portanto uma diminuição de 25% na população do município.



Veja a alista dos munícipios do estado que tiveram diminuição na sua população:







Segundo o Supervisor de Disseminação de Informações do IBGE no Piauí, Eyder Mendes, a queda no número de moradores se deve há vários fatores entre eles, a migração, a redução da taxa de fecundidade e o aumento, mesmo que pequeno, no índice de mortalidade.



“Um dos fatores preponderantes é a migração principalmente para as cidades como Teresina, Picos, Floriano e para fora do estado”, disse Eyder Mendes.



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, estima que o Piauí perde cerca de 13 mil pessoas por ano, e que estas pessoas saem de suas cidades para outros estados em busca de melhoria na qualidade de vida. Atualmente o IBGE, calcula que a população do estado é de 3.289.290 habitantes.



Ainda Segundo Eyder Mendes, a queda populacional não impactar no Fundo de Participação do Município. “Existe uma lei aprovada há dois anos que não considera a redução populacional para efeito de FPM”, disse.



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, na pessoa de seu Supervisor de Disseminação de Informações. Ainda explicou que a estimativa populacional não levou em conta em seus cálculos os impactos causados pela pandemia de coid-19. E que somente o senso de 2022 é que terá uma previsão que levará em conta os impactos causados pela pandemia de covid-19.



A projeção do órgão para 2032, e uma estimativa que prevê que em 2032, o estado do Piauí será o primeiro estado a cair a população no País.

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!