IBGE aponta que Elesbão Veloso está entre os 03 municípios que tiveram maior redução populacional - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

1 de set. de 2021

IBGE aponta que Elesbão Veloso está entre os 03 municípios que tiveram maior redução populacional



31/08/2021

No estado, 43 cidades piauienses tiveram queda no número de habitantes entre 2020 e 2021. É o que releva a nova estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre estas cidade que mais apresentaram redução de moradores está Elesbão Veloso, o município é seguido pelos municípios de Brejo do Piauí e Franscisco Ayres, tornando assim as três cidades com maior redução populacional do estado.



O órgão estima que o município perdeu cerca de um quarto de sua população, portanto uma diminuição de 25% na população do município.



Veja a alista dos munícipios do estado que tiveram diminuição na sua população:







Segundo o Supervisor de Disseminação de Informações do IBGE no Piauí, Eyder Mendes, a queda no número de moradores se deve há vários fatores entre eles, a migração, a redução da taxa de fecundidade e o aumento, mesmo que pequeno, no índice de mortalidade.



“Um dos fatores preponderantes é a migração principalmente para as cidades como Teresina, Picos, Floriano e para fora do estado”, disse Eyder Mendes.



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, estima que o Piauí perde cerca de 13 mil pessoas por ano, e que estas pessoas saem de suas cidades para outros estados em busca de melhoria na qualidade de vida. Atualmente o IBGE, calcula que a população do estado é de 3.289.290 habitantes.



Ainda Segundo Eyder Mendes, a queda populacional não impactar no Fundo de Participação do Município. “Existe uma lei aprovada há dois anos que não considera a redução populacional para efeito de FPM”, disse.



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, na pessoa de seu Supervisor de Disseminação de Informações. Ainda explicou que a estimativa populacional não levou em conta em seus cálculos os impactos causados pela pandemia de coid-19. E que somente o senso de 2022 é que terá uma previsão que levará em conta os impactos causados pela pandemia de covid-19.



A projeção do órgão para 2032, e uma estimativa que prevê que em 2032, o estado do Piauí será o primeiro estado a cair a população no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário