Piauí já prepara a campanha de vacinação contra raiva de 2021 - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

2 de set. de 2021

Piauí já prepara a campanha de vacinação contra raiva de 2021



Mesmo não apresentando casos de raiva humana desde o ano de 2013, o estado do Piauí não deixa de fazer seu dever de casa e anualmente realiza a campanha de vacinação antirrábica com qualidade. Em 2021 a campanha já começa a ser trabalhada com os técnicos da coordenação de saúde ambiental da Secretaria de Estado da Saúde entrando em contato com todas as regionais de saúde e iniciado as conversas de organização.

Para este ano, está sendo trabalhada a possibilidade do dia D da campanha acontecer no dia 25 de Setembro. Anualmente o Piauí vem atingindo as metas da campanha de vacinação antirrábica do Ministério da Saúde, com pelo menos 80% da população de cães e gatos vacinados. Francisco de Assis, médico veterinário e técnico da coordenação de saúde ambiental da Sesapi, explica como os trabalhos de mobilização estão sendo feitos nesse momento.

Dia D de vacina contra raiva no Piauí será dia 25 de setembro

“Estamos entrando em contato com as nossas regiões de saúde para que todos estejam aptos a mais uma vez realizar a campanha com qualidade em todo o nosso estado. Vamos encaminhar os imunizantes para os municípios para que em meados do dia 25 de setembro ou até o início de outubro as aplicações comecem a ser feitas, mantendo o Piauí em uma situação mais protegida contra a raiva e sem registros de casos da raiva humana”, disse o técnico.

Em todas as últimas campanhas antirrábicas realizadas nos últimos anos, o estado vem atingindo a meta de imunização dos animais domésticos.

Casos no Piauí

A última vez que o estado registrou casos de raiva humana foi no ano de 2013 quando dois casos foram confirmados, um em Parnaíba e o outro no município de PIO IX, ambos sendo causados por contato de humanos com animais silvestres.

Francisco de Assis chama a atenção para que a população além de assegurar a vacinação de seus animais domésticos, também tenham cuidado ao entrar em contato com animais silvestres.

“Os animais silvestres vem sendo os principais transmissores da doença para os humanos, por isso é essencial que as pessoas tenham cuidados e evitem o contato com eles. Caso aconteça algum ataque desses animais é essencial buscar o acompanhamento médico para ter as orientações corretas de como proceder. É preciso lembrar que a raiva humana é 100% letal caso seja negligenciada, por isso é importante buscar logo a assistência médica”, reforça o médico veterinário e técnico da Sesapi.

Meios de transmissão da raiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário