Dia D da Campanha de Multivacinação é realizada neste sábado (16) em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de out. de 2021

Dia D da Campanha de Multivacinação é realizada neste sábado (16) em Teresina

 FOTO: REPRODUÇÃO/ INTERNET

Dia D da Campanha de Multivacinação é realizada neste sábado (16) em Teresina.
Dia D da Campanha de Multivacinação é realizada neste sábado (16) em Teresina.

Acontece neste sábado (16), em Teresina, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente. Ao todo, 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 08h às 17h para receber a população teresinenses. O evento contará com o a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

FOTO: LUIS FERNANDO AMARANES/ PORTAL VERDES CAMPOS SATPresidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Dr. Gilberto Albuquerque.
Presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Dr. Gilberto Albuquerque.

Em entrevista ao Portal Verdes Campos Sat, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Dr. Gilberto Albuquerque, explicou que houve uma queda na procura por essas vacinas de rotina, devido à alta no período pandêmico e reforçou a importância da campanha.

“Durante esse período Covid, entre 2020 até agora, em 2021, muitas vacinas ficaram atrasadas, porque as UBS ficaram fechadas em 2020 e devido à isso, atrasou muito o cartão de vacinação. Então, agora com essa oportunidade que nós estamos tendo de retornar todos os serviços, o Dia D é importante, porque é um momento de chamarmos a atenção de todo de mundo, apesar de permaneceremos por todo o restante do ano, mas é um dia chave em que estaremos relembrando sobre a importância dessa vacinação para evitar essas doenças infeciosas”, explicou.  

São 14 tipos de vacinas até os sete anos de idade e outras oito até os 15 anos. Todas as salas do município estão oferecendo as vacinas da rotina, a fim de resgatar a população não vacinada ou com esquemas incompletos, visando melhorar as coberturas vacinais. O Dia D tem como objetivo intensificar as ações por meio da abertura de salas exclusivamente para a imunização desse público.

O presidente, Dr. Gilberto Albuquerque, reforçou ainda a importância de que os pais devem levar as crianças e adolescentes juntamente com o cartão de vacinação para O Dia D.

“Pedimos que todos os pais e toda comunidade alertem a sua região para comparecerem as UBSs para fazerem essa atualização do cartão de vacinação. Muitos países no mundo desejam essa campanha, mas não tem essa oportunidade. Então, nós que temos tantas vacinas a nossa disposição, não podemos perder esse momento”, finalizou.

Multivacinação da campanha

A estratégia de multivacinação foi adotada em 2012 e é realizada em um período determinado e curto espaço de tempo todos os anos. As recomendações são elaboradas a partir de estudos que demonstram como uma vacina pode proporcionar o máximo de eficácia e proteção contra as doenças imunopreveníveis.

Doses administradas em intervalos inoportunos ou com número de doses insuficientes podem prejudicar o objetivo do programa de vacinação, uma vez que a proteção individual e coletiva passa a não ser alcançada e, com isso, as doenças que foram eliminadas podem retornar ou mesmo ter mudanças no seu comportamento epidemiológico, passando a acometer também adolescentes e adultos jovens.

Confira as UBSs para a multivacinação:

Zona Sul

- UBS Leônidas Antônio Deolindo (Saci) - ABERTURA

- UBS Maria De Jesus Carvalho (Porto Alegre)

- UBS Cristo Rei

- UBS Dr. Francílio Ribeiro De Almeida (Angelim)

Zona Norte

- UBS Cecy Fortes

- UBS Santa Maria Da Codipi

- UBS Buenos Aires

- UBS Dr. Marcos Guedes (Nova Teresina)

- UBS Dr. Antônio Noronha (Parque Brasil)

Zona Leste

- UBS Vila Bandeirante

- UBS Dr. Américo De Melo Castelo Branco (Santa Isabel)

- UBS Piçarreira

- UBS Maria Dulce Da Cunha Sena (São João)

- UBS Mama Mia       

Zona Sudeste

- UBS N. Senhora Da Guia

- UBS Pe. Mário Roche (P. Esperança)

- UBS Alto Da Ressurreição

- UBS Dr. Reginaldo M. Castro (Renascença)

- UBS Dr. Helvídio Ferraz (Todos Os Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário