Enquanto Barra D`Alcântara é o 4º, Elesbão fica em 188° lugar nos indicadores do Previne Brasil - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

7 de out. de 2021

Enquanto Barra D`Alcântara é o 4º, Elesbão fica em 188° lugar nos indicadores do Previne Brasil



05/10/2021

No ranking do Previne Brasil divulgado na manhã desta última segunda-feira 04/10/2021 o município de Elesbão Veloso se encontra na 188° posição dos 224 municípios. Os indicadores levam em consideração o desempenho das equipes e serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), para o alcance de resultados em saúde. Trata-se de um novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde, chamado Programa Previne Brasil, este programa leva em consideração alguns componentes para fazer o repasse financeiro federal aos municípios e ao Distrito Federal: capitação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).



A apuração dos indicadores é feita quadrimestralmente (janeiro-abril, maio-agosto, setembro-dezembro), e os resultados são disponibilizados no quadrimestre subsequente no endereço eletrônico do Ministério da Saúde.






O pagamento mensal por desempenho de cada quadrimestre estará vinculado ao resultado obtido pelo município e pelo Distrito Federal no quadrimestre anterior.



No resultado deste 2º quadrimestre de 2021, o município de Elesbão Veloso está ocupando infelizmente o centésimo octogésimo oitavo (188°) lugar no ranking do Programa Previne Brasil. A baixa colocação do município é um reflexo da má gestão municipal, principalmente no que diz respeito a área da saúde básica, tendo em vista que, o município não oferece a sua população acompanhamento em saúde de média e nem de alta complexidade.



Na contra mão do 2° maior município da microrregião valenciana, estão algumas cidades de menor porte estrutural e populacional, que se destacaram no ranking do Programa Previne Brasil. Sendo elas as cidades de: São Félix do Piauí 3°lugar, Barra de Alcântara 4° e Prata do Piauí em 5° lugar.



Segundo o prefeito da cidade de Barra de Alcântara, o filho de elesbonense e grande liderança política na microrregião, Mardonio Soares este 4° lugar alcançado pelo município foi conseguido através de um excelente trabalho envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do prefeitura do município.



A respeito desse trabalho, o secretário municipal de Saúde da cidade de Barra de Alcântara Adonay Araújo, cedeu uma entrevista ao jornalismo do Grupo Vale de Comunicação, na qual o gestor municipal realizou alguns esclarecimentos acerca de como o município alcançou o êxito na aplicação das atividades básicas de saúde aplicadas no município, sendo estás reconhecidas nacionalmente com a exitosa coloca no ranking.



E destacou: “A gestão na área da Saúde e a Assistência que Barra D` Alcântara dá aos seus munícipes é diferenciado, gestão sempre se preocupa em ofertar um serviço de qualidade a todos os usuários. Temos um compromisso com a saúde da população, é um princípio base”.

Acompanhem

 


NOTICIAS RELACIONADAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário