Comunidade Quilombolas da Tranqueira de Valença do Piauí celebra Dia da Consciência Negra - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

22 de nov. de 2021

Comunidade Quilombolas da Tranqueira de Valença do Piauí celebra Dia da Consciência Negra



POR PORTAL V1


A Comunidade Quilombola da Tranqueira de Valença do Piauí, celebrou neste sábado 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra com a realização de diversas atividades na localidade. O evento contou com exposição de artesanato, celebração da Missa e derrubada da bandeira de São João Batista, palestras e apresentação de danças culturais: Roda de São Gonçalo, Reisado e Manué.

A comunidade Tranqueira é conhecida pela luta na preservação de suas crenças e costumes. O historiador Antônio José Mambenga, fala sobre a comunidade e a preservação da identidade cultural.

“Esse trabalho dos dizeres e fazeres do povo da Tranqueira fez com que eles ao longo dos tempos, eles permanecessem com sua identidade, porque nada pior de quando se perde a identidade e eles foram fiéis a identidade deles no sentido de conservar, e está aí, uma grande festa sendo realizada, a comunidade está muito satisfeita e principalmente com o reconhecimento do seu Antônio como patrimônio histórico vivo de Valença dentro do Piauí”, destacou Antônio José.

José Soares (Zé Teodoro), presidente da Fundação dos Quilombolas, explica a importância da celebração da data para o povo negro, em especial para o povo da comunidade Tranqueia. “Hoje é um dia especial para todos nós Negros, é o dia que a gente reflete sobre o acontecido com o Zumbi dos Palmares e um dia que a gente se reúne para falar da nossa cultura, dos nossos costumes”, ressaltou José Soares.

José Soares ainda agradece pôr a comunidade ter sido contemplado com um projeto de resgate da cultura. “Agradecendo aqui a Secretaria de Cultura, a SECULT e a Lei Aldir Blanc, a gente foi contemplado com esse projeto é um projeto de resgate de cultura e com isso a gente pôde está resgatando nosso artesanato, alguns já se perdendo ao longo do tempo, assim como nossas danças culturais”, frisa o presidente.

A Secretária de Cultura Lilian Cavalcante, fala da garra da comunidade em preservar seus costumes e destaca a declaração do mestre de Reisado da comunidade como patrimônio vivo do Piauí.

“É muito importante aqui para comunidade Quilombola, eles são lutadores tanto aqui como no estado, hoje é um dia muito especial para eles e hoje eu estou aqui como secretária de cultura e muito feliz por ter conseguido em pouco tempo algo para cá que foi o patrimônio vivo, eu fiz a indicação para o estado, dessa bolsa e estou muito feliz que conseguimos”, disse Lilian Cavalcante.

A Missa celebrada na comunidade foi presidida pelo Pe. Wanderley Morais, palestraram no evento a Professora e Secretária de Comunicação, Mauricelia Sousa e o professor e historiador, Antônio José Mambenga. O evento foi marcado pela presença de muitas pessoas de outras comunidades que foram assistir as apresentações.

Assista as entrevistas com o presidente da Fundação Quilombolas da Tranqueira José Soares, com o professor e historiador Antonio José e com a secretária de cultura Lilian Cavalcante.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário