Covid-19: Piauí tem 6 cidades que não registram casos e mortes há 3 meses - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

10 de nov. de 2021

Covid-19: Piauí tem 6 cidades que não registram casos e mortes há 3 meses



Capitão Gervásio Oliveira; Caracol; Eliseu Martins, Fartura; Flores e Ribeira do Piauí. O que essas seis cidades piauienses tem em comum, além de ficarem na região Sul do Estado? É que há exatamente três meses nenhuma delas registrou novos casos nem óbitos provocados pela Covid-19. O dado é do Ministério da Saúde que contou ao todo 75 municípios nesta mesma condição, espalhados em 17 estados do país.

O Piauí aparece na quarta posição em número de locais que, desde agosto deste ano, parecem ter deixado o novo coronavírus para trás. Conforme o levantamento, somente Sergipe, Minas Gerais e Maranhão estão à frente. O vizinho Estado separado pelo Rio Parnaíba, inclusive, é quem lidera esse ranking com 27 cidades sem novos casos e mortes pela doença. Isso representa quase um quarto dos municípios maranhenses.


Para o pesquisador Emídio Matos, do grupo de estudo da Fiocruz/UFPI, trata-se de um resultado já esperado, tendo em vista o avanço da vacinação. “Poderíamos estar ainda melhor e em mais cidades, caso a imunização tivesse começado mais cedo e tivéssemos vacinas suficientes. Mas, isso só demonstra que a vacina é realmente a nossa melhor estratégia para enfrentamento. Não tem cura milagrosa, tem ciência”, pontuou.

Covid-19: Piauí tem 6 cidades que não registram casos e mortes há 3 meses (Foto: Agência Saúde)


Dentre as seis cidades piauienses, Capitão Gervásio Oliveira, que fica a mais de 500 km ao sul de Teresina, é a que apresenta melhor posição na campanha vacinal. Lá, quase 61% da população já tomou as duas doses dos imunizantes ou dose única contra a Covid-19. Já a cidade de Flores, distante 380 km da capital, tem o menor percentual de esquema vacinal completa: 42,26%.

“O percentual da população completamente imunizada reflete diretamente nos dados e faz com que o vírus pare de circular, ainda mais nessas cidades pequenas, onde o fluxo de pessoas é menor que as mais habitadas”, destacou o pesquisador. As seis cidades sem mortes e casos de Covid, nos últimos três meses, tem menos de seis mil habitantes. Juntas, as seis cidades tem 1.166 casos da doença e 53 pessoas mortas, desde o início da pandemia.


Entretanto, apesar do avanço, cientistas ainda pedem cautela nas liberações. Recente Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado na semana passada, , registra que não recomenda a volta irrestrita de eventos sociais com aglomeração. Para os pesquisadores, é necessário atingir pelo menos 80% da cobertura vacinal contra Covid-19 para que esse tipo de encontro possa ser realizado com segurança.

A recomendação é que, enquanto se caminha para um patamar ideal de cobertura vacinal, medidas de distanciamento físico, uso de máscaras e higienização das mãos sejam mantidas e que atividades que representem maior concentração e aglomeração de pessoas “só sejam realizadas com comprovante de vacinação”


Até está terça-feira, dados do vacinômetro, ferramenta digital disponibilizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), quase 53% da população piauiense com 12 anos ou mais está totalmente vacinada contra a Covid-19, enquanto que cerca de 73% tomaram a primeira dose da vacina. Segundo o órgão, mais de 5 milhões de doses de imunizantes já foram distribuídas em todo o Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário