Flávio Dino flexibiliza o uso de máscaras em locais abertos no Maranhão - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

12 de nov. de 2021

Flávio Dino flexibiliza o uso de máscaras em locais abertos no Maranhão



O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), anunciou que não será mais obrigatório o uso de máscaras em locais abertos. O motivo da medida é a queda nos números de casos e mortes pela Covid-19 e o avanço da vacinação nos municípios, apesar do Maranhão ainda ser um dos estados com menor índice de aplicação da vacina. O novo decreto com as mudanças foi publicado nesta quinta-feira (11).

No último boletim epidemiológico da Covid-19, nesta terça-feira (9), o Maranhão havia registrado 268 casos e duas mortes por Covid-19. Já os casos ativos (pessoas que, no momento, estão com Covid-19) teve nova queda e chegou a 2.486. A obrigatoriedade do uso de máscaras no Maranhão em locais públicos e locais privados estava em vigor desde o dia 23 de abril de 2020.


"Nós levamos em conta sempre um conjunto de fatores, o chamado RT, que é o indicador de transmissão abaixo de 1. Nós temos hoje cerca de 80 pessoas apenas internadas em todo o estado com coronavírus. Nós temos, portanto, um indicador tanto de óbitos, de internação, que apontam no sentido da eliminação e da transformação nisto em uma endemia, uma doença crônica, que fica, em alguns lugares, mas sem aquela primazia que havia anteriormente. Por isso, em locais abertos, sim, é possível. No que se refere a vacinação, infelizmente, ainda há uma defasagem entre aquilo que efetivamente foi aplicado e aquilo que consta nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde", afirmou o governador, em entrevista recente à imprensa maranhense.

Flávio Dino flexibiliza o uso de máscaras em locais abertos no Maranhão (Foto: Divulgação)

Dino disse ainda que, em locais fechados, ainda deve haver restrições e o uso de máscaras, mas vai depender da conjuntura da Covid-19 em cada município. "Em locais fechados, ainda há detalhes, que vamos divulgar amanhã, mas aí depende da vacinação em cada cidade. Por isso, é muito importante que as pessoas se vacinem e os prefeitos, as prefeituras, atualizem o sistema do Ministério da Saúde, para a gente poder avançar não só em locais abertos, como também em locais fechados", declarou o governador.


O governador falou, relação a vacinação, sobre a aplicação da segunda dose nos municípios maranhenses onde, em muitos casos, as pessoas não querem mais vacinar. Desse modo, o governo pretende iniciar um reforço da vacinação em terceira dose.

"Já estamos, infelizmente, vivenciando isso na Secretaria de Saúde. Algumas prefeituras estão dizendo que as pessoas não estão mais procurando a vacina de modo algum e pedindo, inclusive, para o governo do estado aceitar vacinas de volta porque estão armazenadas nas prefeituras. Então é muito importante uma série de medidas, que eu vou anunciar amanhã, para que, inclusive, a terceira dose seja mais acessível, porque ela fortalece. Vamos reduzir a faixa etária da terceira dose", disse Dino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário