Por 8 a 2, STF mantém suspensa execução do "orçamento secreto" - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

10 de nov. de 2021

Por 8 a 2, STF mantém suspensa execução do "orçamento secreto"



O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (10), por 8 votos a 2, manter a decisão da ministra Rosa Weber que suspendeu as emendas de relator, conhecidas como "orçamento secreto".

A votação aconteceu em plenário virtual, e o prazo para inserção dos votos acaba às 23h59 desta quarta. Até o fim do prazo, os ministros podem alterar os votos; pedir vista (mais tempo para análise); ou pedir destaque, e o tema ser analisado no plenário físico.

Os recursos do "orçamento secreto", criados pelo Congresso Nacional em 2019, têm origem em emendas parlamentares cuja transparência é questionada em ações no STF e no Tribunal de Contas da União (TCU).

Além de Rosa Weber, votaram contra a execução das emendas os ministros : Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Dias Toffoli.


Divergiram da relatora os ministros: Nunes Marques e Gilmar Mendes.


Mais cedo, nesta quarta, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que a "intervenção" do STF no "orçamento secreto" foi "oportuna".

Divergência

Nunes Marques divergiu totalmente de Rosa Weber. Antes dele, o ministro Gilmar Mendes divergiu, em parte, da posição da ministra. Mendes discordou da suspensão da execução das emendas por entender que os recursos seriam essenciais para projetos e ações de atendimento à população.

"O congelamento das fases de execução dessas despesas se afigura dramático principalmente em setores essenciais à população, como saúde e educação", diz o voto de Mendes.

Os ministros também votaram para que sejam adotadas medidas de transparência em relação à execução desses recursos. Neste ponto, Gilmar Mendes também concordou com Rosa Weber.

Decisão da ministra Rosa Weber suspendeu as emendas conhecidas como "orçamento secreto".

Emendas de relator

O "orçamento secreto" é como ficaram conhecidas as emendas parlamentares pagas na modalidade "emendas de relator".

Ao contrário das emendas individuais, que seguem critérios bem específicos e são divididas de forma equilibrada entre todos os parlamentares, as emendas de relator não seguem critérios usuais e beneficiam somente alguns deputados e senadores.

Na prática, a destinação dos recursos é definida em acertos informais entre parlamentares aliados e o governo federal. Por isso, esses repasses são alvo de críticas de especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário