Confira seis principais dicas de cuidado com os pets no verão - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

17 de dez. de 2021

Confira seis principais dicas de cuidado com os pets no verão

 Foto: Freepik




Sair para caminhar ou até aproveitar uma piscina com os pets são algumas atividades comuns e divertidas que o verão proporciona. No entanto, a chegada dessa época do ano também traz o alerta para a saúde dos nossos animais, já que é comum a proliferação de pulgas e carrapatos, bem como o aumento dos casos de leishmaniose visceral e da ocorrência de otites, segundo Marcio Barboza, médico-veterinário.

Por isso, separamos 6 alertas e dicas para que você curta o verão com o seu pet em segurança:


- Balançar a cabeça frequentemente, coçar os ouvidos com a presenção de secreção

Esses são alguns dos sintomas da otite, que é bastante comum em cães durante o verão, já que o maior contato com água pode deixar os ouvidos mais úmidos e, por isso, mais propensos ao problema, explica o veterinário.

É importante proteger os ouvidos do animal antes de qualquer prática aquática, bem como o banho e após a realização da atividade, é preciso secar bem as orelhas do pet. Se houver algum sinal de inflamação, o tutor deve levar o animal ao veterinário, para que ele faça uma avaliação e oriente em relação ao tratamento.


- Pulgas e carrapatos: um terror o ano todo

Não é só no verão que as pulgas e carrapatos infestam os animais, mas é nessa época que a maior proliferação acontece e seu pet pode ser acometido por esses parasitas ainda que não sai de casa ou não conviva com outros animais. Pulgas e carrapatos podem causar problemas gravíssimos aos pets e, de acordo com Marcio, o melhor caminho é a prevenção.

"O tutor deve apostar em produtos que possuam início de ação rápido associado a uma ação duradoura, como o Fluralaner, protegendo assim o animal e o ambiente onde ele vive, onde encontramos 95% das pulgas e dos carrapatos", avalia.

Marcio ainda ressalta que a proteção vale também para os gatos. "Acreditamos que os felinos, por serem animais mais caseiros, não correm o risco de serem infestados, mas é importante lembrar que esses parasitas podem ser trazidos para dentro de casa pelo próprio tutor, através de suas roupas e calçados’, alerta.


Atenção aos problemas de pele

As dermatites ou inflamações de pele podem estar associadas por exemplo, a infestação de pulgas e/ou carrapatos e até mesmo por umidade excessiva da pele. Por isso, lembre-se de secar muito bem seu pet após as brincadeiras na água e não se esqueça de mantê-lo protegido contra pulgas e carrapatos.


Leishmaniose visceral: perigo para toda a família

Cerca de 96% dos casos da doença estão concentrados no Brasil. Trata-se de uma doença grave e que não possui cura, podendo acometer tanto cães quanto seres humanos.

"Para proteger os cães e a família, é muito importante o uso da coleira que, após ser colocada no pescoço do cão, começa a liberar seu princípio ativo, a Deltametrina, que protege o animal da picada do mosquito palha, o propagador dessa doença", explica o veterinário.

Além disso, o tutor precisa tomar alguns cuidados como manter o local do pet limpo, evitado acúmulo de matéria orgânica que pode servir de criadouro para o mosquito e usar telas nas portas e janelas. Tudo isso é importante para manter o mosquito-palha, longe do seu animal.


Fique atento ao calendário de vacinação

A vacinação é uma das principais formas de prevenção de várias doenças, não só no verão, mas no ano todo. Além de todos os cuidados, o pet precisa estar com o calendário de vacinação em dia. No entanto, Marcio destaca a importância de um cronograma personalizado. "Cada animal é único e a vacinação deve ser feita de acordo com o seu estilo de vida".


Cuidados mais que básicos

Por fim, além de todos esses cuidados importantes, o tutor deve estar atento às temperaturas dos locais onde o pet está e deve evitar deixá-lo em ambientes muito quente.

Além disso, é importante disponibilizar comida e água fresca constantemente, e promover a ida preventiva ao veterinário para que o especialista possa acompanhar a saúde do animal. Vale lembrar que, cuidando do nosso pet, também estamos cuidando de toda a nossa família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário