Residentes no Brasil só poderão retornar ao país com comprovante de vacinação, decide STF - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de dez. de 2021

Residentes no Brasil só poderão retornar ao país com comprovante de vacinação, decide STF

 Foto: Roberta Aline / Cidadeverde.com 

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu desobrigar o passaporte da vacinação a quem vive no Brasil e estava fora do país até esta terça-feira (14).

Os residentes, brasileiros ou estrangeiros, que deixarem o país desta quarta (15) em diante, porém, só poderão retornar se comprovarem que tomaram o imunizante contra a Covid-19.

A decisão é uma resposta a um recurso da AGU (Advocacia-Geral da União), que questionou ao magistrado qual o alcance da sua decisão de determinar a obrigatoriedade de comprovante de vacina contra a Covid-19 a pessoas que chegam ao Brasil.

De forma geral, o ministro Barroso segue determinando a cobrança do comprovante da vacina a quem chega ao Brasil por terra ou em aeroportos internacionais.

As exceções são quem não pode tomar a vacina por razões médicas, quem chega de países sem doses disponíveis a todos, além de crianças e outros grupos ainda não incluído na campanha de imunização.

A decisão desta terça cria uma espécie de regra de transição para não prejudicar os residentes do Brasil que estavam fora do país antes da cobrança do passaporte passar a valer.

Este grupo de residentes que pode voltar ao Brasil sem o certificado da vacina, porém, é obrigado a apresentar teste negativo da Covid-19.

O ministro reforçou que a partir de quarta quem deixar o Brasil só pode retornar se mostrar o comprovante da imunização.

"Deixo claro que brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, maiores de 12 anos, que deixarem o país após a data da presente decisão, ao regressar deverão apresentar comprovante de vacinação, juntamente com o restante da documentação exigida", afirmou Barroso.

Desde a madrugada de sexta (10), porém, a plataforma ConecteSUS, usada para emissão do comprovante de vacinação em todo o país, está fora do ar. O

Ministério da Saúde afirma que tem trabalhado para reestabelecer o serviço até o fim desta semana.

Além dele, também é possível emitir o documento por serviços estaduais, como o Poupatempo em São Paulo.

Na decisão do último dia 11, o ministro não havia tratado do caso de residentes do Brasil que quisessem retornar ao país. Barroso apenas estabelecia a cobrança do passaporte de vacinação de todas as pessoas

Barroso também negou, na resposta à AGU, pedido do governo de liberar a entrada de pessoas não vacinadas que já se recuperaram da infecção da Covid-19. "A vacina é mais protetora do que a imunidade adquirida pela infecção natural", argumentou ele, citando pareceres de dois médicos.

A tese de que pessoas que superaram a infecção estão mais imunizadas do que as vacinadas é uma bandeira do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas não tem lastro científico.

O Palácio do Planalto aguardava a resposta de Barroso para publicar portaria estabelecendo regras para cobrança do passaporte da vacina.

Mesmo antes da divulgação do documento, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) notificou aeroportos para iniciar a cobrança do certificado da vacina. Como há regras ainda pendentes, a agência decidiu não deportar estrangeiros ou autuar brasileiros não vacinados.

Alguns passageiros cruzaram os aeroportos sem precisar apresentar o comprovante. A Anvisa afirma que faz abordagens por amostragem.

Antes da decisão de Barroso, a ideia do governo era impor quarentena de cinco dias aos não vacinados que entrassem no Brasil por aeroportos. E liberar este grupo, por terra, apenas cobrando o exame negativo da Covid.

O comprovante da vacina deve ser apresentado para a empresa aérea, no embarque. As empresas também devem cobrar o teste negativo da Covid-19 e a apresentação da DSV (Declaração de Saúde do Viajante), formulário que é preenchido no site da Anvisa.

No caso da fronteira terrestre, o documento deve ser apresentado a autoridades sanitárias ou migratórias.

Logo depois de o ministro impor o passaporte, no último dia 11, o STF marcou para esta quarta e quinta (16) o julgamento colegiado para analisar a ordem monocrática do ministro.

Agora, a análise do tema no plenário virtual será em cima dos novos termos da decisão, que passou a estabelecer a exigência do passaporte apenas para a data de hoje em diante.

Os ministros terão dois dias para incluírem seus votos no sistema e anunciarem se acompanham ou divergem da ordem do colega.

A portaria do governo deve trazer mais detalhes sobre a forma de cobrar o certificado da vacina. Na leitura da AGU não há margem para negar a entrada de um brasileiro ou estrangeiro residente no país.

"A exigência de tamanho rigor migratório equivale a negar o acolhimento territorial de cidadania inclusive a brasileiros natos, sujeitando-os a uma penalidade equivalente ao banimento, que é expressamente vedada pelo artigo 5º, inciso XLVII, alínea "d", da Constituição", disse a AGU em manifestação apresentada na segunda (13) ao Supremo.

"O direito de o nacional entrar no território do seu Estado é assegurado também pela Convenção Americana sobre Direitos Humanos, promulgada pelo Decreto nº 678, de 6 de novembro de 1992, em seu artigo 22, item 5", afirmou ainda a pasta.

Por isso, há ideia de impor quarentena a brasileiros não vacinados.

Há ainda discussões sobre quais órgãos podem cobrar estes documentos e impor sanções a quem descumprir as regras sanitárias. À reportagem, a Polícia Federal afirmou que a fiscalização de requisitos sanitários não é sua atribuição, mas que a corporação prestará "pleno apoio aos órgãos de vigilância sanitária".

Já a Anvisa entende que a PF pode fazer esta fiscalização.

As divergências são menores para a entrada no Brasil por voo. Isso porque o comprovante da vacinação, além do teste para Covid e a DSV (Declaração de Saúde do Viajante), são cobrados antes do embarque, pela companhia aérea.

A decisão de Barroso foi concedida em ação apresentada pelo partido Rede Sustentabilidade, que acusou Bolsonaro de omissão e negacionismo por não cumprir recomendação da Anvisa sobre as fronteiras.

Pressionado, o governo federal chegou a aceitar parte das recomendações da agência na semana passada, quando decidiu cobrar o certificado de vacinação ou quarentena de quem entra no Brasil por voos internacionais.

Fonte: Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário