Risco de desabamento: Governo decreta emergência no Monumento do Jenipapo - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

11 de dez. de 2021

Risco de desabamento: Governo decreta emergência no Monumento do Jenipapo



O Governo do Piauí decretou a situação de emergência no Monumento da Batalha do Jenipapo, na cidade de Campo Maior (83) km de Teresina, após serem constatados graves danos na estrutura do local, provocando o risco de possíveis desabamentos. Além deste, mais dois locais no Piauí foram registrados com a mesma situação: o Terminal Turístico de Floriano e o prédio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), na cidade de Piracuruca. As medidas foram publicadas na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (10).




A decisão aponta que após a vistoria no Monumento do Jenipapo, foi constatado o iminente risco de desabamento e outras consequências da natureza que podem causar transtornos às pessoas que ali frequentam, além do dano ao patrimônio público irreversível.






Risco de desabamento: Governo decreta emergência no Monumento do Jenipapo (Foto: Hélder Felipe/ Portal Meio Norte)

“O monumento Batalha do Jenipapo necessita de intervenção urgente, já que pode causar desabamento, principalmente nas áreas utilizadas (danos materiais e humanos). O tratar-se de imóvel cujo teor arquitetônico releva a importância da memória cultural para a preservação do patrimônio estadual”, diz trecho do decreto.


No Terminal Turístico de Floriano e no antigo prédio da SASC de Piracuruca, também foi encontrado estruturas com a mesma situação, havendo a necessidade urgente de adoção das medidas necessárias à restauração dos pontos culturais.

As vistorias foram realizadas pela Coordenação de Registro e Conservação da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí (SECULT). Ambos os decretos, assinados pelo governador Wellington Dias (PT), já entraram em vigor com a vigência de 90 dias, sendo prorrogáveis pelo prazo legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário