Sete municípios do Piauí têm atratividade cultural acima do esperado - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

8 de dez. de 2021

Sete municípios do Piauí têm atratividade cultural acima do esperado



O Piauí possui sete municípios que se destacam por terem atratividade cultural maior do que o esperado. São eles: Teresina, Picos, Floriano, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Oeiras e Pedro II. É o que aponta o Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC) 2009-2020, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nutren Celltrient Protect
A cultura da dieta distorce os conceitos sobre alimentação saudável; entenda porquê



O estudo identifica uma correlação entre a quantidade de trabalhadores formais no setor cultural e o número de deslocamentos para o município. Na prática, quer dizer que lugares com muitas pessoas empregadas na área da cultura tendem a atrair mais visitantes que procuram atividades culturais. O contrário também é verdadeiro: onde há poucos trabalhadores do setor, há menos atratividade. Apenas 5% dos municípios brasileiros fogem ao padrão, tendo poucos trabalhadores e muitos visitantes, portanto com atratividade maior que a expectativa.

Nutren Celltrient Protect
A cultura da dieta distorce os conceitos sobre alimentação saudável; entenda porquê


Entre os sete municípios piauienses com atratividade acima do esperado, sobressaem-se nacionalmente São Raimundo Nonato e Pedro II, por terem grande destaque exclusivamente em dimensões culturais específicas. São Raimundo Nonato se evidencia pela diversidade de tipos de grupos artísticos, enquanto Pedro II tem realce pelo número de eventos ou ações culturais promovidas.

De acordo com a pesquisa, São Raimundo Nonato é referência em atrações culturais para 26 municípios do Piauí e da Bahia. A cidade se notabiliza por possuir 15 tipos de grupos artísticos: arte digital, artes visuais, artesanato, banda, bloco carnavalesco, capoeira, cineclube, coral, dança, gastronomia, grupos de teatro, manifestação tradicional popular, moda, musical e orquestra. Essa variedade de grupos foi encontrada em apenas 4,6% dos municípios brasileiros.


Já Pedro II é referência em atividades culturais para a população de 21 municípios do Piauí e do Ceará. A cidade promoveu sete tipos de eventos ou ações culturais: festival de cinema, turismo cultural com divulgação, apresentação musical, feira de livro, desfile de carnaval, evento cultural e festas, celebrações e manifestações tradicionais populares. Apenas 5% dos municípios brasileiros apresentaram essa variedade de atividades.

As outras dimensões analisadas pelo estudo são a existência de equipamentos culturais e os destinos turísticos importantes. Teresina, Picos, Floriano, Parnaíba e Oeiras tiveram grandes proporções de atrativos em todos os quatro eixos.


O SIIC é um projeto do IBGE criado em parceria com o então Ministério da Cultura, em 2004. Esta divulgação, com informações do período de 2009 a 2019, é a quinta edição do estudo. O levantamento serve, atualmente, ao propósito de retratar o setor, sendo instrumento para elaboração de políticas públicas e fornecendo subsídio para decisões de investimento públicas e privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário