Alerta de verão para dengue, Zika Chikungunya; saiba como se proteger - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

17 de jan. de 2022

Alerta de verão para dengue, Zika Chikungunya; saiba como se proteger

 Foto: Fiocruz





Com a mudança da estação e chegada de um período mais quente e com muitas chuvas, os números de casos de Dengue, Zika e Chikungunya voltam a crescer.

Em 21 de 21, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), a Coordenação de Epidemiologia20, através da Coordenação de Epidemiologia2, através de novembro de 2020, havia aumentado em quase 50% em relação ao mesmo período de 2020. 

Para alertar sobre a prevenção de doenças, que podem levar à morte em casos mais graves, o infectologista Marcus Vinicius Mario Miranda fala sobre prevenção, sintomas e tratamentos.


Por que essas doenças são mais comuns no verão?

Por conta do maior de chuvas que nessa época do ano, um maior índice de água parada, que pode ajudar na reprodução do mosquito transmissor temos doenças.

Segundo o especialista, é importante ficar atento aos sintomas que podem variar nos adultos e nas crianças. “Nos adultos é bem comum nos olhos, vermelhidão no corpo e na cabeça. Nas crianças a febre alta pode vir a acompanhar, apatia da alimentação, sonolência e diarreia”, alerta.


E o tratamento?

Não há tratamento específico contra os vírus que causam três doenças. A ingestão de líquido é fundamental do corpo e evitar a muito a segurança. Utilizamos também medicaçõesmáticas contra a febre acetilsa, sintomas de uso de medicamentos como ácido acetilílico e anti-inflamatório, por interferir no processo de coagulação do sangue


Há como prevenir?

A melhor forma de prevenção é combatendo os criadosuros de mosquitos que são os locais de acúmulo de água nas proximidades das residências dos mosquitos. Também devem ser utilizados repelentes que auxiliam na não ocorrência da picada, que é a principal forma de transmissão. Dessa forma, a limpeza da casa com atenção principal à área externa: quintais, vasos de flores, caixas d'água ou qualquer lugar em que possa haver o acúmulo de água deve ser constantemente vigiado para evitar a reprodução do mosquito.

Para proteger como crianças devemos sempre alimentar a alimentação, de preferência para as leguminosas, as frutas e frutas frescas com alimentação para a alimentação, de preferência para as leguminosas de alimentos e frutas frescas, que podem estar presentes alimentos.

Outras doenças comuns no verão são: doenças, conjuntivas, dermatológicas, alimentares, insolação e intoxicação. Para aglomerar uma delas é sem medidas pessoais e mais não lembrar cada elemento, mas sempre lembrarmos da importância constante das mãos, dos alimentos, evitar ações, não compartilhar de uso, estar sempre com o corpo bem cuidado e esquecermos do uso de uso de cuidado e esquecer de protetor solar durante as idas a áreas abertas, principalmente durante o dia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário