Conab prevê aumento de 7% na área plantada no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

11 de jan. de 2022

Conab prevê aumento de 7% na área plantada no Piauí



A quarta estimativa da safra 2021/22, divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira (11), aponta para um crescimento na produção de grãos frente à temporada 2020/21. De acordo com o levantamento, o Brasil deve produzir um volume total de 284,4 milhões de toneladas, um incremento de 12,5% ou 32 milhões de toneladas. O destaque ficou por conta da soja, com aumento de área semeada de 3,8%, e para a safra do trigo, que foi encerrada com recorde de produção.

No Piauí, o plantio começou desde outubro e acabou o ano de 2021 praticamente finalizado. Há estimativa de aumento na área plantada em comparação ao ciclo passado, alcançando 893,2 mil hectares semeados (aumento de 7% em relação a 2020/21).


As precipitações ocorridas, sobretudo na região sudoeste durante novembro e dezembro, têm sido determinantes para o avanço do plantio e desenvolvimento das lavouras, que, até o momento, encontram-se majoritariamente em boas condições.

Cerca de 74% das lavouras encontram-se em estádio vegetativo, 21% em floração e 5% em germinação/emergência.

Feijão caupi

Nesta primeira safra, os maiores destaques ficam por conta do cultivo no Piauí e na Bahia, que, juntos, devem representar mais de 86%da área estimada para o plantio do feijão-caupi em todo o país. Ao todo, deverão ser mais de 386,7 mil hectares semeados com a cultura neste ciclo.

O plantio da cultura é, usualmente, mais tardio, se comparado ao feijão-comum cores e feijão-comum preto, e isso tem certa relação com o regime pluviométrico “diferente” encontrado nessas regiões produtoras. Atualmente, as lavouras estão em implantação e em pleno desenvolvimento vegetativo, devendo concluir até março o seu ciclo.

Algodão



O Piauí também se destacou na produção de algodão, junto com os estados da Bahia, Maranhão, Ceará, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.

O boletim da Conab também destacou a produção de sorgo que no Estado é cultivada como cultura de segunda safra, em substituição à soja. A previsão é de um aumento de 36,1% na produtividade e na produção.

Produção de grãos se destaca no Brasil (CNA/

Wanderson Araújo /Trilux)

Soja mantém o Brasil como o maior produtor mundial da oleaginosa

Com um crescimento de 3,8% na área e produção estimada de 140,5 milhões de toneladas, a soja mantém o país como o maior produtor mundial da oleaginosa. “A liderança do Brasil na agricultura mostra os avanços conquistados na produção brasileira de grãos”, ressalta o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.


“Além da versatilidade dos produtores, que estão cada vez mais estruturados a partir de informações de inteligência agrícola da Companhia, outros ganhos são resultado da organização e da parceria de instituições públicas e privadas para o desenvolvimento tecnológico da agropecuária nacional.”

No caso do trigo, a safra 2021 foi concluída e o volume total de produção é de 7,7 milhões de toneladas. O resultado final ficou acima do obtido na temporada passada, mesmo com as adversidades climáticas, com períodos prolongados de estiagem e a incidência de geadas registradas em parte do ciclo, que reduziram o potencial produtivo. No entanto, o bom incremento de área plantada, visualizado neste ano, favoreceu o desempenho da cultura.


Outras culturas também apresentaram bons números, como o algodão, que obteve crescimento de 12,5% na área a ser semeada, em um total de 1,5 milhão de hectares, e com a produção de pluma estimada em 2,7 milhões de toneladas. Já o arroz teve redução de 0,7% na área a ser semeada devido ao cenário mercadológico e produção prevista de 11,38 milhões de toneladas. O feijão primeira safra seguiu a tendência e teve redução de 2% na área a ser semeada e volume 988,4 mil toneladas, já a produção total de feijão no país, somando-se as três safras, está estimada em 3,08 milhões de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário