Flurona: médico relata caso suspeito de dupla infecção por Covid-19 e Influenza em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

4 de jan. de 2022

Flurona: médico relata caso suspeito de dupla infecção por Covid-19 e Influenza em Teresina

 Foto: Ascom/Sesapi 

Uma jovem de 25 anos testou positivo para Covid-19 e Influenza em Teresina, após realizar exames em uma famárcia, que apontaram a dupla infecção. A informação sobre o diagnóstico, que tem sido chamado de “Flurona”, foi divulgada na manhã desta terça-feira (04) pelo colunista Péricles Mendel.

A jovem ainda deve passar por exames mais detalhados nos próximos dias. Se confirmado, esse seria o primeiro caso de "flurona" registrado no Piauí. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Secretaria de Saúde (Sesapi) informaram que ainda não foram notificadas. 

Como antecipou o colunista Péricles Mendel, a jovem foi atendida em um hospital da rede particular da capital e permanece recebendo acompanhamento médico, aguardando o resultado dos exames.

Cidadeverde.com conversou com o médico otorrinolaringologista, Carlos Anderson Carneiro, que atendeu a paciente. Ele destaca que são aguardados resultados dos exames RT-PCR, que poderão confirmar, de fato, a dupla infecção. 

“Essa paciente foi atendida e chegou com o teste que ela fez de farmácia, que constava positividade para os dois vírus. Ela vai fazer o teste RT-PCR só para confirmar”, destacou o médico. 

Ainda segundo o médico, a paciente apresenta apenas sintomas leves. Ela está sendo medicada e recebendo acompanhamento. 

“É um quadro gripal, sem nenhum componente pulmonar. Nada fora do padrão de gripe, apenas coriza, congestão, mas sem os sintomas típicos de covid, como perda de olfato. Sintomas gripais que estão bem comuns nesse período”, explicou. 

Para Carlos Anderson Carneiro, há uma tendência de que casos de dupla infecção, por covid e influenza, passem a crescer em todo o mundo nos próximos meses. “Esses casos de dupla infecção são, relativamente, esperados. São doenças que têm uma transmissibilidade grande e que, de fato, é uma situação que não vai ser tão incomum nos próximos meses. Há uma tendência de que irão surgir mais casos com essa dupla infecção”, avaliou. 

Procurada pelo Cidadeverde.com, a Fundação Municipal de Saúde informou que não recebeu nenhuma notificação sobre possíveis casos de Flurona:

A FMS não recebeu nenhuma notificação e não houve atendimento de pacientes com Flurona rede pública municipal de Teresina até o momento (04). A Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS solicita que os profissionais e estabelecimentos de saúde privado notifiquem imediatamente caso ocorra algum caso.

A Secretaria de Estado da Saúde também informou que não recebeu notificações a respeito de casos de infecção simultânea de Covid e Influenza no Piauí. 

Flurona

A infecção simultânea por Covid-19 e Influenza é uma condição ficou conhecida como flurona, junção das palavras "flu", que é gripe em inglês, com parte da palavra "coronavírus".

Pelo menos três estados brasileiros registram relatos de testes positivos para as duas doenças – Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário