Defesa Civil: Chuvas deixam mais de 600 famílias desabrigadas em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

8 de fev. de 2022

Defesa Civil: Chuvas deixam mais de 600 famílias desabrigadas em Teresina



O período chuvoso deste ano, em Teresina, já deixou 606 famílias desabrigadas, segundo novo boletim da Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEF), atualizado nesta segunda-feira (7). A região mais afetada é a zona Norte de Teresina, mas as demais zonas também contabilizam estragos e famílias desabrigadas.

A SEMDEF tem intensificado as ações nos pontos mais atingidos pelas chuvas na capital e como medida preventiva, realiza as vistorias para determinar a interdição do imóvel, caso apresente risco aos moradores.

Na tarde desta segunda-feira (7), uma equipe de Bombeiros Civis e da Defesa Civil municipal realizaram vistorias em vias e imóveis que tiveram estruturas comprometidas por causa das enxurradas dos últimos dias. Na Vila Irmã Dulce, na zona Sul da cidade, casas próximas a um grotão correm risco de cair e devem ser interditadas, segundo a Defesa Civil.


Grotão compromete estrutura de residências na Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina | FOTO: Divulgação/SEMDEF


No bairro Saci, também na zona Sul, o entupimento de um bueiro fez com que as águas invadissem residências, comprometendo a estrutura dos imóveis. As famílias também devem ser retiradas de suas casas e serão encaminhadas para abrigos da Prefeitura ou para a casa de familiares, com a adesão ao Programa Família Solidária.

Bombeiros Civis visitam residência afetada pelas chuvas em Teresina | FOTO: Divulgação


Segundo Marcos Holf, gerente de Operações da Defesa Civil Municipal, 56 áreas estão sendo monitoradas na capital, atualmente.

Chuvas comprometem estruturas

Chuvas intensas acabam contribuindo para a fragilidade de estruturas. A Defesa Civil faz um alerta à população para que fique atenta às estruturas dos imóveis: rachaduras nos terrenos, muros ou paredes; estalos em blocos de rochas ou surgimento de trincas; água mais barrenta do que de costume; inclinação de postes e árvores são sinais de que a residência pode estar comprometida.


Ações preventivas para evitar deslizamento de terra:

• Não construa próximo a barrancos. Quanto maior for a distância que você deixar, maior será a segurança para a sua moradia;

• Não jogue lixo nas encostas;

• Não jogue água de pia, tanque ou chuveiro nas encostas. Além de contaminar o solo, umedece a área e aumenta o risco de deslizamento;

• Não destrua a vegetação das encostas. Plantas com raízes maiores, gramas e capins ajudam na fixação do solo.

Saiba como agir:

• Saia imediatamente do local;

• Procure abrigo em lugares sem perigo de deslizamento;

• Não se arrisque sem necessidade, não entre no local do deslizamento, somente pessoas especializadas em salvamento podem entrar.


• Informe a Defesa Civil. Ligue 199 ou (86) 3223-7366. O atendimento é 24h, todos os dias da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário