Ex-presidente da Apocepi, Delegado João Cleto morre vítima de infarto - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

7 de fev. de 2022

Ex-presidente da Apocepi, Delegado João Cleto morre vítima de infarto



Morreu aos 80 anos na tarde deste domingo (06), o Delegado João Cleto de Sousa, ex-presidente e um dos fundadores da Associação dos Policiais Civis do Estado do Piauí (APOCEPI). João Cleto morreu vítima de um infarto. Ele estava aposentado há vários anos e prestou relevantes serviços na Segurança do Piauí.

João Cleto de Sousa deixa a esposa Eline Maria Cleto de Sousa, os três filhos João Cleto de Sousa Filho, Úrsula Edite Cleto Cavalcante, Joeline Maria Cleto Cerqueira e cinco netos. Em nota, a Apocepi lamentou a morte do delegado e expressou solidariedade aos familiares e amigos.


Ex-presidente da Apocepi, Delegado João Cleto morre vítima de infarto (Foto: Divulgação)


“É com imenso pesar que a diretoria da Apocepi comunica o falecimento do ex-presidente e um dos fundadores da Apocepi, Delegado João Cleto de Sousa, aos 80 anos. Era filho de João Cleto de Sousa e Úrsula Campos de Sousa. Nascido em Altos-PI, em 8 de julho de 1941. Muita força e paz para a família e os amigos e que Deus conceda descanso eterno ao amigo e sempre presidente da Apocepi João Cleto de Sousa”, diz a nota de pesar.

Trajetória acadêmica e profissional de João Cleto


Formado pela Ufpi (Universidade Federal do Piauí). João Cleto foi Diretor do Departamento de Polícia Civil da Capital do Piauí (Teresina) por quatro anos. Diretor da Academia de Polícia Civil, em duas oportunidades, e titular de todas as delegacias de Teresina.

O delegado João Cleto foi um dos criadores de várias entidades de classe da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, sendo o primeiro presidente da APOCEPI (Associação dos Policiais Civis do Estado do Piauí); Adepol (Associação dos Delegados de Polícia Civil) e APOLCAPI (Associação dos Policiais Civis e Agentes Penitenciários do Estado do Piauí).


João Cleto foi Diretor do Departamento de Armas e Munições da Polícia Judiciária; Corregedor da Polícia Civil do Piauí e Chefe de Gabinete. Foi também diretor da Assembleia Legislativa do Piauí e subdelegado geral da Polícia Civil do Piauí.

Dirigiu a Unidade Escolar Lélia Avelino, lecionou no Centro Federal de Educação do Piauí, e nos colégios estaduais Helvídio Nunes e Eurípedes de Aguiar. Mestre Maçônico, Conselheiro Estadual, Juiz Eleitoral e presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico do Grande Oriente do Piauí. João Cleto era também Cidadão Honorário de Teresina-PI.


Autor dos livros “Trajetória de um menino pobre” (2001) e “Travessia” (2021, edição do autor), ambos de memórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário