Mutirões da catarata quase chegaram a 10 mil cirurgias em 2021, revela Sesapi - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

9 de fev. de 2022

Mutirões da catarata quase chegaram a 10 mil cirurgias em 2021, revela Sesapi

 Foto: Ascom/Sesapi 

Em 2021, foram feitas 9.479 cirurgias de catarata nas 11 regiões de saúde do Piauí, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgado na manhã desta quarta-feira (09). Ao todo, as equipes dos mutirões também realizam consultas de 11.266. Segundo a Sesapi, quem não foi apto a fazer uma cirurgia de catarata, teve a possibilidade de descobrir outros problemas oftalmológicos.

Os mutirões de 2021 foram realizados em 11 regiões de saúde do estado, beneficiando os moradores de vários municípios do entorno. De acordo com a Diretora de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), Joselma Oliveira, primeiro a equipe fazia as consultas de triagem dos pacientes e, em seguida, a cirurgia.

As cirurgias começaram pela cidade de Piripiri, beneficiando 10 municípios; em seguida, região de Cocal (5 cidades); Parnaíba (6 cidades); Bom Jesus (10 cidades); Corrente (11 cidades); São João do Piauí (7); São Raimundo Nonato (13); Campo Maior (15); Demerval Lobão (16); Água Branca (14); Uruçuí (5); Canto do Buriti (9); Floriano (19); Esperantina (7); Luzilândia (6); Valença do Piauí (14); Oeiras (14 cidades) e Picos (42 cidades).

De acordo com a Direção de Descentralização e Unidade de Hospitalar (DUDOH de Acordo de Oliveira), os mutirões de Catarata2 a serem realizados em agosto de 2021, os números da Covidia tiveram uma redução.

“A partir daí, traçamos um cronograma para cada mês uma região do Piauí poderia ser com as cirurgias que beneficiam a qualidade da vida para a população”, afirma.

O Secretário de Saúde, Florentino Neto comemora o alcance das cirurgias que beneficiam quase 10 mil piauienses.

“Por causa da pandemia, os pacientes impedem a cirurgia, mas os números de internações da Covid permitem que nos programamos para os mutirões de maneira que apenas dizem que a fila de espera pode ser benéfica com a cirurgia” quando trouxe felicidade para estes o gestor.

 

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário