Pesquisadores da UFPI realizarão inquérito domiciliar sobre Covid no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

8 de fev. de 2022

Pesquisadores da UFPI realizarão inquérito domiciliar sobre Covid no Piauí



Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade, ambos vinculados à Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Centro de Inteligência em Agravos Tropicais, Emergentes e Negligenciados (CIATEN) iniciarão a coleta de dados do Inquérito sorológico de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e fatores associados em diferentes grupos etários, aprovado pelo CNPq.

A equipe da pesquisa é coordenada pelo Prof. Dr. Márcio Mascarenhas (86-98101-6865), e conta com a participação de pesquisadores da UFPI e mestrandos. A pesquisa conta com anuência da Secretaria Estadual de Saúde, Cosems-PI e do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPI.


Pesquisadores da UFPI realizarão inquérito domiciliar sobre Covid no Piauí- Foto: UFPI


Tem por objetivo estimar a soroprevalência de infecção por SARS-CoV-2 e sua associação com aspectos epidemiológicos em diferentes grupos etários.


Trata-se de um inquérito sorológico de base populacional em amostra representativa do Piauí, com entrevistas realizadas em domicílios sorteados em Teresina, Parnaíba e outras 44 cidades do estado.

A amostra é de 4.000 pessoas, que serão entrevistadas por meio de questionário padronizado. Serão obtidas informações sobre: a) aspectos demográficos individuais; b) aspectos socioeconômicos; c) sintomas potencialmente relacionados à COVID-19 nos 15 dias anteriores à entrevista, diagnóstico médico prévio de doenças relacionadas ao prognóstico da COVID-19, utilização de serviços de saúde nas duas semanas anteriores à entrevista e adoção total, moderada, leve ou não adoção das medidas de distanciamento social; d) conhecimentos, atitudes e práticas em relação à COVID-19; e) vacinação contra COVID-19; f) COVID persistente (longa) e consequências da doença.

Além da entrevista, será realizado coleta de amostra de sangue para sorologia a ser realizada no LACEN-PI e teste-rápido no momento da entrevista.


É importante que os entrevistados apresentem documento de identificação (CPF ou RG) e o comprovante de vacinação contra COVID-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário