Bicentenário da Independência começa a ser exibido nesta quarta-feira (30) - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

29 de mar. de 2022

Bicentenário da Independência começa a ser exibido nesta quarta-feira (30)



O Bicentenário da Independência, projeto do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), começa a ser exibido nesta quarta-feira (30), às 19h30, na Rede Meio Norte. Para celebrar o resultado da produção jornalística, telespectadores também vão acompanhar, ao vivo, o espetáculo musical "Batalha do Jenipapo: as vozes dos esquecidos", que será encenado no Theatro 4 de Setembro, em Teresina.

O projeto jornalístico e histórico, comandado pela jornalista Cinthia Lages, foi até Portugal para mostrar aos telespectadores as particularidades de nove cidades portuguesas que também “existem” no Piauí. Nas edições, serão apresentadas as charmosas vilas e cidades de Amarante, Batalha, Marrão (primeiro nome da cidade de Castelo do Piauí), Campo Maior, Juromenha, Oeiras, Porto, Nazaré e Valença.


Jornalista Cinthia Lages em Campo Maior de Portugal (Foto: Arquivo pessoal) “Vamos aproveitar a realização de um evento importante em alusão a Campo Maior, a exibição da peça Batalha do Jenipapo, para dar início a exibição do Bicentenário da Independência”, comentou Marcos Monturil, diretor de jornalismo da Rede Meio Norte.


Em terras lusitanas, Cinthia Lages, com o apoio técnico de Danilo Romero, percorreu Portugal para construir uma programação inédita na história da rede de televisão brasileira. "A Rede Meio Norte é a primeira emissora a apostar em um projeto dessa grandiosidade. Fizemos uma ppesquisa histórica, um levantamento das cidades homônimas. As pessoas ficam e vão ficar surpresas ao descobrir que nove cidades piauienses foram batizadas em homenagem a cidades portuguesas. Nós visitamos cada uma delas é vamos mostrar tudo a vocês", disse Cinthia durante entrevista no programa Banca de Sapateiro, na TV Jornal meio Norte.


Danilo Romero e Cinthia Lages passeiam pela culinária portuguesa (Foto: Arquivo Pessoal)

A primeira cidade portuguesa a ser apresentada no Bicentenário da Independência é Campo Maior, uma vila situada ao Sul do país com aproximadamente 8 mil habitantes. A equipe do GMNC vai entrar no local que nasceu da vontade de três famílias camponesas que resolveram formar uma comunidade na fronteira com a Espanha.


No Piauí, Campo Maior é uma cidade conhecida pela culinária, festas populares e por um episódio importante da história do Brasil: a Batalha do Jenipapo. Situada a 90 quilômetros ao Norte de Teresina, foi um dos primeiros povoamentos reconhecidos pela Coroa Portuguesa na então província do Piauí.

Para abrilhantar a noite de exibição do projeto, o espetáculo da Batalha do Jenipapo será encenado na noite de quarta-feira (29), no Theatro 4 de Setembro, em Teresina, após a exibição das reportagens do projeto Bicentenário. O ingresso custará um 1kg de alimento não perecível ou de ração a serem doados para instituições filantrópicas.

Artistas do espetáculo musical Batalha do Jenipapo (Foto: divulgação)A apresentação será transmitida ao vivo aos telespectadores da Rede Meio Norte em alusão ao bicentenário da independência do Brasil. "É o maior espetáculo musical que o Piauí já teve. São 85 pessoas em cena que cantam e interpretam algumas músicas que são do cancionário popular do Brasil com músicas originais criadas por mim, Edivan Alves e direção musical de Gislene Daniele", falou Franklin Pires, diretor do musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário