Bicentenário da Independência começa a ser exibido nesta quinta-feira (31) - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de mar. de 2022

Bicentenário da Independência começa a ser exibido nesta quinta-feira (31)



O Bicentenário da Independência, projeto do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), começa a ser exibido nesta quinta-feira (31), às 21h00, na Rede Meio Norte. Para celebrar o resultado da produção jornalística, telespectadores também vão acompanhar o espetáculo musical "Batalha do Jenipapo: as vozes dos esquecidos", encenado no Theatro 4 de Setembro, em Teresina.

O projeto jornalístico e histórico, comandado pela jornalista Cinthia Lages, foi até Portugal para mostrar aos telespectadores as particularidades de nove cidades portuguesas que também “existem” no Piauí. Nas edições, serão apresentadas as charmosas vilas e cidades de Amarante, Batalha, Marrão (primeiro nome da cidade de Castelo do Piauí), Campo Maior, Juromenha, Oeiras, Porto, Nazaré e Valença.


Jornalista Cinthia Lages em Campo Maior de Portugal (Foto: Arquivo pessoal) “Vamos aproveitar a realização de um evento importante em alusão a Campo Maior, a exibição da peça Batalha do Jenipapo, para dar início a exibição do Bicentenário da Independência”, comentou Marcos Monturil, diretor de jornalismo da Rede Meio Norte.


Em terras lusitanas, Cinthia Lages, com o apoio técnico de Danilo Romero, percorreu Portugal para construir uma programação inédita na história da rede de televisão brasileira. "A Rede Meio Norte é a primeira emissora a apostar em um projeto dessa grandiosidade. Fizemos uma ppesquisa histórica, um levantamento das cidades homônimas. As pessoas ficam e vão ficar surpresas ao descobrir que nove cidades piauienses foram batizadas em homenagem a cidades portuguesas. Nós visitamos cada uma delas é vamos mostrar tudo a vocês", disse Cinthia durante entrevista no programa Banca de Sapateiro, na TV Jornal meio Norte.


Danilo Romero e Cinthia Lages passeiam pela culinária portuguesa (Foto: Arquivo Pessoal)


A primeira cidade portuguesa a ser apresentada no Bicentenário da Independência é Campo Maior, uma vila situada ao Sul do país com aproximadamente 8 mil habitantes. A equipe do GMNC vai entrar no local que nasceu da vontade de três famílias camponesas que resolveram formar uma comunidade na fronteira com a Espanha.

No Piauí, Campo Maior é uma cidade conhecida pela culinária, festas populares e por um episódio importante da história do Brasil: a Batalha do Jenipapo. Situada a 90 quilômetros ao Norte de Teresina, foi um dos primeiros povoamentos reconhecidos pela Coroa Portuguesa na então província do Piauí.


Para abrilhantar a exibição do projeto, telespectadores também vão acompanhar o espetáculo da Batalha do Jenipapo encenado no Theatro 4 de Setembro, em Teresina.

Artistas do espetáculo musical Batalha do Jenipapo (Foto: divulgação)A apresentação foi gravada pela Rede Meio Norte em alusão ao bicentenário da independência do Brasil. "É o maior espetáculo musical que o Piauí já teve. São 85 pessoas em cena que cantam e interpretam algumas músicas que são do cancionário popular do Brasil com músicas originais criadas por mim, Edivan Alves e direção musical de Gislene Daniele", falou Franklin Pires, diretor do musical.

Uma experiência e tanto

Cinthia Lages comanda as matérias do Bicentenário da Independência. "É muito emocionante ver as cidades homônimas. Campo Maior, por exemplo, minha primeira sensação foi chorar. O Alentejo é muito lindo. Aquele silêncio das vilas portuguesas. O carinho pela história, o cuidado com as coisas. O amor pela culinária. É apaixonante com a forma como eles lidam com o passado. Temos problemas nesse aspecto. Nosso patrimônio está se acabando. Já eles gostam de passar esse carinho para a gente. Além do carinho com o povo brasileiro", revela.

Os piauienses vão se apaixonar pelas cidades homônimas. "Campo Maior, em Portugal, é um lugar fascinante. É bonito ver e sair buscando o que temos de parecido com eles. Seja geograficamente, na linguagem. São muitos detalhes que a gente vai 'pegando' desses lugares", acrescenta.


Conhecer as cidades homônimas mostram vários elos culturais. "É a única vez na história que um bicentenário de uma independência é comemorada entre os dois países. Lá em Portugal, tem uma programação intensa. Vai ter um concerto na Igreja da Lapa, onde está preservado o coração de Dom Pedro. Ele deixou Dom Pedro II, o filho, para o Brasil. E para Porto, o seu coração", revela Cinthia.

Cinthia afirma que esta é uma forma de preservar o contato dos dois países, além de conhecer a própria história. "Não podemos esquecer dela. Pois o bicentenário é uma oportunidade de aprender mais. As reportagens vão servir para isso, espero que elas sejam levadas para as escolas. Quero compartilhar isso com a população de cada cidade", aponta.

Danilo Romero, que cuidou da captação das imagens dessa missão, revela que aprendeu muito durante o período no país europeu. "Um dos pontos mais fortes que achei lá foi a pontualidade das pessoas. A comida também, que é bastante parecida. E o clima agradável. As paisagens são realmente muito bonitas. A arquitetura é fantástica e as pessoas podem esperar boas imagens e conhecer um pouco dessa rica cultura", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário