Dose de reforço reduziu em quase 100% risco de morte por variante Ômicron em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de mar. de 2022

Dose de reforço reduziu em quase 100% risco de morte por variante Ômicron em Teresina

 Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

As pessoas vacinadas com dose de reforço tiveram risco de morte 99,8% menor que os pacientes não vacinados durante o pico da variante Ômicron em Teresina. A informação foi divulgada pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) na manhã desta quinta-feira (31).

De acordo com a FMS, entre janeiro e fevereiro de 2022, foram registradas 178 mortes por Covid confirmadas laboratorialmente na cidade.

Ao se comparar os percentuais de mortes entre os grupos de não vacinados, vacinados com apenas uma dose de esquema duplo, vacinados com duas doses ou dose única eficaz e vacinados com dose de reforço, dentre os óbitos notificados e dentre a população de Teresina, verificou-se que aqueles vacinados o reforço tiveram risco de morte quase 100% menor que pacientes não vacinados e 65% menor que pacientes que receberam duas doses de esquema duplo (AstraZeneca, Coronavac e Pfizer) ou uma dose do esquema de aplicação única (Janssen). 

Os dados foram coletados de todos os hospitais da cidade – públicos ou privados e o pico de casos e internações causados pela variante Ômicron na capital ocorreu entre a última semana de janeiro e primeira semana de fevereiro. O estudo foi coordenado pelo neurologista e virologista do COE, Marcelo Adriano.

“Estes dados reforçam a necessidade da população procurar sua dose de reforço e, nas situações já indicadas, a sua quarta dose, para que a programação de flexibilização das medidas excepcionais de contenção da Covid-19 possa ser mantida ou até mesmo avançar”, avalia o infectologista do COE, Kelsen Eulálio.

O presidente da FMS, Gilberto Alburquerque, afirma que embora Teresina já apresente 95% da população imunizada com esquema duplo ou de dose única, o percentual da população com dose de reforço ainda está baixo, em 45,25%. “Motivo pelo qual fazemos o apelo para que todos procurem os postos de vacinação para atualizarem o seu calendário”.

 

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário