Dr. Pessoa revoga decreto de calamidade no transporte após ação do Setut - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de mar. de 2022

Dr. Pessoa revoga decreto de calamidade no transporte após ação do Setut

 Foto: Arquivo/Cidadeverde.com


O prefeito Dr. Pessoa (MDB) publicou decreto revogando a situação de calamidade pública no transporte coletivo de Teresina após uma decisão judicial proposta pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).

O decreto revogado foi o de nº 21.640, de 28 de outubro de 2021, que declarou estado de calamidade pública e determinou a intervenção administrativa na prestação do serviço de transporte coletivo urbano no município de Teresina, após início de greve no setor e o descumprimento dos termos dos acordos extrajudiciais firmados entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e as empresas de transporte.

Confira aqui o decreto

O prefeito decidiu revogar a situação de calamidade pública após o Setut ingressar na 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, com um pedido de tutela cautelar contra a Prefeitura de Teresina, pedindo a suspensão do decreto, onde acabou conseguindo a suspensão de dois artigos, que eram consideram essenciais para a gestão.

Em decisão do dia 3 de dezembro de 2021, o juiz João Gabriel deferiu uma liminar para suspender os efeitos do decreto, referente aos artigos 4º e 5º que autorizavam a contratação emergencial de empresas para o transporte coletivo e a abertura de crédito adicional, respectivamente.

O secretário municipal de Governo, André Lopes, afirmou ao Cidadeverde.com que a ação do Setut inviabilizava o decreto, pois os dois principais artigos foram suspensos, e que por isso a prefeitura decidiu fazer logo a revogação.

“Essa ação do Setut inviabilizou os efeitos de calamidade pública, pois foram afetadas as principais medidas, então isso foi discutido e por bem o prefeito decidiu que era melhor revogar a calamidade pública”, explicou o secretário.

Atualmente o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro) anunciou que marcou o início de uma greve no sistema de transporte público de Teresina para o próximo dia 21 de março, se não houver um acordo com o Setut.

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

André Lopes não acredita que o fim do decreto prejudique a população, apesar da possibilidade de uma nova greve.

“Existe uma negociação em curso e uma força de trabalho em relação a esse assunto, mas agora é uma discussão entre os dois sindicatos, teve muitas reuniões, a prefeitura está mediando, e tudo depende desse acordo entre eles”, destacou.

O que foi revogado

O decreto contava no seu 1º artigo com a declaração da situação de calamidade pública. Já o 2º artigo determinada que as concessionárias do serviço do transporte público deveriam cumprir as ordens de serviços da Strans.

Confira o decreto que foi revogado

Também foi revogado o artigo 3º que reconhecia situação de precariedade dos serviços prestados, com descumprimento de contratos firmados.

Já o artigo 4º, autorizava algumas medidas para a Strans, como a contratação emergencial de empresas para dar continuidade ao transporte público, e o artigo 5º que autorizava a abertura de crédito adicional, já tinham sido suspensos por meio de decisão judicial.

O artigo 6º autorizava a Procuradoria Geral do Município a orientar os procedimentos e adotar as medidas judiciais cabíveis.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário