Piauí registrou 2298 ocorrências de colisões violentas em postes em 2021 - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

8 de mar. de 2022

Piauí registrou 2298 ocorrências de colisões violentas em postes em 2021



De acordo com os dados registrados pela Equatorial Piauí, em todo o ano de 2021 foram registradas 2.298 ocorrências com abalroamento em postes. As cidades de Teresina (396 acidentes), Picos (93), Uruçuí (69), Tanque do Piauí (66), Parnaíba (60), Luís Correia (48), Manoel Emídio (48) e Campo Maior (47) apresentaram os maiores números de acidentes automobilísticos envolvendo postes de energia.

Somente em janeiro e na primeira quinzena de fevereiro deste ano, já são 217 registros. A capital representa cerca de 16% do total de casos, seguida do município de Luís Correia, com 15 ocorrências já registradas.


 Piauí registrou mais de 2000 ocorrências de colisões em postes em 2021 - Foto: Divulgação


“Os números de acidentes de trânsito que envolvem postes são altos. Além do prejuízo financeiro, há riscos de interrupção no fornecimento de energia, incluindo em áreas com atividades essenciais, e existe o risco à vida. Nesse início de ano, já tivemos mais de 60 mil clientes que tiveram o fornecimento de energia prejudicado em decorrência de acidentes envolvendo postes. Precisamos de uma maior conscientização dos motoristas”, afirma o Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí, Abraão Galeno.


As autoridades de trânsito alertam para o uso de celular e a combinação bebida e volante, que estão entre as principais causas dos acidentes. "Em relação aos cuidados com o trânsito, principalmente no que se referem a ações de prevenção às ocorrências de colisão com postes, enfatizo dois aspectos tanto para motociclistas como para condutores de automóveis: não utilizar bebida alcoólica e não usar celular ao volante. São dois fatores que ocasionam muitos dos acidentes, especialmente no período da noite. Se for consumir bebida alcoólica, não se deve conduzir nenhum veículo. E usar celular dirigindo, é algo que pode, em fração de segundos, também gerar um grave acidente, além de ser uma conduta proibida pelo Código de Trânsito", ressalta o Reginaldo Canuto, Gerente Executivo de Educação de Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito.


Equatorial Piauí faz reparos após ocorrências

O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?

A Equatorial Piauí orienta que a população não se aproxime de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências que envolvam a rede elétrica, a recomendação é que entre em contato por meio da Central de atendimento, pelo número 0800 086 0800.


Em casos em que a vítima se encontra dentro do veículo e o cabo cair e permanecer sobre o automóvel, a orientação é acionar também o Corpo de Bombeiros, aguardar dentro do veículo e não tocar na parte metálica.

Ressarcimento de danos à rede pelos condutores

Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo e com base no Artigo 927 do Código Civil, ele é responsabilizado pelos danos materiais e serviços de reparação. O custo médio de ressarcimento para uma estrutura é R$ 2.500,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário