Testes positivos para Covid seguem em queda mesmo com avanço da ômicron - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

28 de mar. de 2022

Testes positivos para Covid seguem em queda mesmo com avanço da ômicron

 Foto: Arquivo Cidadeverde.com 

A proporção de casos prováveis da linhagem BA.2 da variante Ômicron, considerada mais transmissível, subiu de 3,8% em relação ao total de diagnósticos positivos para 27,2% em três semanas no Brasil, aponta levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS). Em contrapartida, a taxa de positividade dos testes para detecção do coronavírus continua em queda. O índice, que chegou a 60% no início deste ano, agora está em 4,5%.

A BA.2 tem sido apontada como uma das principais responsáveis pelo avanço de casos em países da Europa, como Reino Unido e Alemanha, e da Ásia- recentemente, a China decretou lockdown por conta da alta de casos. No Brasil, pesquisadores ainda buscam entender se o avanço da variante irá acarretar em alta de casos a médio prazo.

De acordo com os dados divulgados pelo ITpS, que contou com a parceria dos laboratórios privados DB Molecular e Dasa, a BA.2 representava 3,8% dos casos de covid diagnosticados por meio de testes moleculares, como RT-PCR, no dia 27 de fevereiro. Duas semanas depois, no dia 19 de março, a sublinhagem passou a corresponder a mais de um quarto dos diagnósticos positivos (27,2%), indicando rápido avanço.

Apesar disso, a taxa de testes positivos para covid manteve tendência de queda e chegou a 4,5%. Isso significa que, em grupos de pouco mais de 20 pessoas que realizaram testes moleculares para covid no País, por exemplo, atualmente apenas uma pessoa tem resultado positivo para a doença. No auge do pico da variante Ômicron, no meio de janeiro, ao menos 12 pessoas desse mesmo contingente testariam positivo.

Como a circulação do vírus está atualmente em um patamar mais baixo, o ITpS destacou que número de testes realizados também teve queda. Entre 13 e 19 de março, DB Molecular e Dasa fizeram um total de 4,4 mil exames para detecção do SARS-CoV-2, sendo 192 deles positivos.

Desde o início do levantamento, em 5 de dezembro de 2021, até 19 de março, o ITpS analisou 118,6 mil testes. Até então, o banco de dados Gisaid, que reúne informações de sequenciamento genético de amostras de todo o mundo, apontava 131 casos de BA.2 no Brasil.

Nesta quarta-feira, 23, o número de novas infecções pela covid notificadas no Brasil foi de 45,5 mil, enquanto a média móvel de testes positivos na última semana é de 36,1 mil. Ao mesmo tempo, o País notificou 294 novas mortes pela doença nesta nas últimas 24 horas. No total, o Brasil tem 658.067 vítimas e 29.729.157 casos acumulados da doença.

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv.

Fonte: Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário