1ª Blitz de Conscientização é realizada em Valença no Dia Mundial do Autismo - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

4 de abr. de 2022

1ª Blitz de Conscientização é realizada em Valença no Dia Mundial do Autismo



POR PORTAL V1
02/04/2022 12:18:33
Ouvir



A Clínica Integrar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado 02 de abril, a 1ª Blitz de Conscientização do Autismo, na data é comemorado o Dia Mundial do Autismo. O evento aconteceu em frente ao terminal rodoviário com a presença de pais de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), profissionais da saúde e apoiadores da causa.

Luciana Martins, diretora da Clínica Integrar e fomentadora da blitz, conta que a data comemorativa é também de muita luta pelos direitos das pessoas com autismo que ainda hoje sofrem preconceito pela falta de conhecimento da sociedade.

“A gente tem essa data como um marco que é o dia 02 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, mas é um alerta para sociedade pra que possa abordar e abrir os olhos para importância dessa comunidade, de a gente está respeitando seus direitos, está aprendendo a conviver com as suas diferenças, todos nós somos diferentes e as pessoas com autismo tem alguns comportamentos que são diferentes e muitas vezes esse comportamento eles são vistos de maneira preconceituosa pela sociedade”, explica Luciana.

A diretora lembra que o trabalho não acontece só no dia do autismo, mas é uma luta diária. “A gente chama atenção hoje no dia 02 de abril, mas na realidade nós estamos todos os dias nessa luta, seja nas escolas, seja no contexto social ou no contexto esportivo, lutando para que esse espaço seja respeitado e que essas pessoas possam ter uma vida digna e que possam exercer o seu direito como qualquer outra pessoa”, disse.

A fomentadora da blitz ainda fala da parceria que existe com a Secretaria de Saúde e Educação do município de Valença.

“A gente vem alinhando uma conversa com a Secretária de Educação e com o Secretário de Saúde, já tem um projeto que está em desenvolvimento e a gente pretende com essa parceria levar inclusão para escolas, levar inclusão para sociedade, levar informação, esse projeto de hoje é um pontapé para que a gente possa mudar essa visão preconceituosa que ainda existe, quebrar os padrões de medo que as pessoas tem do que não conhece e levar educação para essas pessoas que precisam de forma adaptada e com profissionais capacitados para isso, para que a gente possa realmente ter uma estrutura descente e respeitosa para receber essas pessoas”, conclui Luciana Martins.

A professora Francisca dos Anjos veio da cidade de Santa Cruz dos Milagres com o filho Luís, portador de TEA, para participar da blitz de conscientização. A mãe do pequeno Luís já conhece bem esse percurso, pois é o mesmo percorrido por ela e o filho para fazer o acompanhamento profissional na Clínica Integrar.

“Faço acompanhamento do meu filho na clínica da Dra. Luciana, ele faz terapia e faz fonoaudiologia”. Francisca conta os benefícios do filho passar com os profissionais.

“Esse acompanhamento é muito bom pra ele, para o desenvolvimento dele porque ele precisa”, disse a mãe do Luís que encerra dizendo, “era muito bom se houvesse mais eventos para conscientizar as pessoas, porque as nossas crianças tem direitos iguais a qualquer outra criança”.

Participaram ainda da blitz os vereadores Vanildo Castro, Edilsa do Vale e Ielva Melão, além da assessora de comunicação Mauricelia Sousa, a coordenadora de imunização e epidemiologia da Secretaria de Saúde de Valença, Fabiola Lopes e representantes do Conselho Tutelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário