Advogada lança projeto que incentiva alistamento eleitoral em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

14 de abr. de 2022

Advogada lança projeto que incentiva alistamento eleitoral em Teresina



No mês de março, o alistamento de adolescentes realizado pela Justiça Eleitoral registrou um salto de 45,63%, quando comparado a fevereiro. As ações que fortalecem a democracia têm auxiliado jovens cidadãos a cumprirem suas obrigações eleitorais.

No Piauí, o projeto Jovem Eleitor de Teresina, é um importante exemplo de reflexão sobre a importância do voto. Lançado por Fernanda Yara, advogada especialista em direito eleitoral, o programa busca incentivar o alistamento, a quitação de multas eleitorais e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos.


Fernanda Yara e adolescentes após uma palestra sobre o título do eleitor (Foto: Arquivo pessoal)A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto Federal do Piauí (IFPI), a empresa Prepara Cursos e a especialista em direito eleitoral Jeane Melo.


Além da ajuda na emissão dos títulos, o projeto Jovem Eleitor de Teresina também promove palestras educativas gratuitas na sede da Prepara Cursos sobre o campo da política e a importância do voto consciente. Nas redes sociais do programa (@programa_jovem_eleitor), uma equipe compartilha instruções e esclarece dúvidas do eleitorado.

Jovem eleitorado em Teresina (Foto: Arquivo Pessoal)Segundo Fernanda Yara, muitos jovens encontram dificuldades no momento de emitir o título através do site da Justiça Eleitoral, sendo essencial um suporte para responder perguntas dos eleitores de primeira viagem.




Outro ponto observado pela especialista em direito eleitoral é o debate sobre as consequências para quem não está regular no âmbito das suas obrigações eleitorais.



“Há muitas outras razões para emissão do Título de Eleitor, para começar, não dá para se matricular numa universidade sem apresentar o título. O mesmo vale para quem passar em concursos públicos: sem o título, nada de tomar posse. Além das divulgações nas redes sociais, também fazemos panfletagem e incentivamos os jovens a fazer essa divulgação também, pois acreditamos nos jovens e eles são o nosso futuro”, falou Fernanda Yara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário