Comemorado no Brasil, o certo é Dia do Índio ou Indígena? Saiba mais - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

19 de abr. de 2022

Comemorado no Brasil, o certo é Dia do Índio ou Indígena? Saiba mais



O Dia do Índio é celebrado no Brasil e em vários países da América neste 19 de abril. A data, inclusiva, ganhou música da cantora Baby Consuelo No entanto, já é sabido que o termo "índio" é considerado preconceituoso, e por esse motivo, algumas perguntas surgem: é dia do Índio ou dia do Indígena? Quando se comemora o Dia do Índio? Por que existe o Dia do Índio?

Dia do Índio ou Indígena? Entenda a diferença

Apesar do nome mais conhecido para a comemoração ser Dia do Índio, o ideal é chamar a celebração de Dia do Indígena, Dia dos Povos Indígenas ou até mesmo de Dia da Diversidade Indígena. Isso porque o termo "índio" além de reforçar um estereótipo de que todos os povos indígenas são todos iguais, reforça uma ideia de que são seres do passado ou selvagens.

Tratar como Indígena valoriza a diversidade de culturas que há em todos os povos originários da população das Américas.


Dia do Índio ou Indígena é comemorado no Brasil e vários países. (Foto: Getty Images)

Quando se comemora o Dia do Índio?


O Dia do Índio ou do Indígena é celebrado em 19 de abril, e é por conta do dia em que delegados indígenas, representantes de várias etnias de vários países americanos, reuniram-se, em 1940, para a realização do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.

A ideia era a discussão de pautas a respeito da situação dos povos indígenas após séculos de colonização nas Américas. Uma das decisões tomadas naquela reunião foi a escolha do dia em que ocorreu o congresso como o Dia do Índio. A partir do ano seguinte, vários países incluíram em seus calendários o 19 de abril como dia de homenagem aos povos nativos.

Por que existe o Dia do Índio?

O Dia do Índio existe até hoje também como maneira de preservar a memória dos povos nativos da América, influenciando a reflexão crítica das pessoas sobre a relação de dominação e conquista das civilizações europeias no continente. No Brasil, o Dia do Índio foi instituído pelo presidente Getúlio Vargas em 1943.

Nenhum comentário:

Postar um comentário