Competências Socioemocionais é tema de capacitação para gestores e professores em Francinópolis - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

26 de abr. de 2022

Competências Socioemocionais é tema de capacitação para gestores e professores em Francinópolis



POR PORTAL V1



Em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e o Instituto Airton Senna (IAS), a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) promoveu, neste sábado (23), formação para gestores e professores voltada para trabalhar as competências sócioemocioanis, a partir do Programa do Volta ao Novo.


A formação, que teve como temática, Dialogando com as Macro Competências Socioemocionais: Amabilidade e Engajamento com os Outro, abordou duas macrocompetências que são consideradas fundamentais para o desenvolvimento pleno de todos e estão voltadas para os conteúdos que deverão ser abordados na Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ou seja, amabilidade e engajamento com os outros.


“Entendemos que, para desenvolver esse conjunto de competências durante o processo de ensino e aprendizagem, é necessário influir tanto no âmbito de políticas públicas quanto no uso de práticas pedagógicas, o que envolve diversos atores do processo educacional. Para que isso seja possível, é essencial buscar um entendimento compartilhado sobre o que são essas competências e como podem ser desenvolvidas no contexto educacional, tanto para educadores quanto para estudantes” destacou a secretária de educação Eliane Morais.


Fez parte também da programação do evento a apresentação do plano de trabalho: Educar Fancinópolis, que tem como objetivo ofertar cursos virtuais e presenciais para gestores e professores acerca dos descritores do SAEB e dos programas de ensino, de acordo com a BNCC para todas as disciplinas e todos os anos do Ensino Fundamental, produzidos para o município, assim como desenvolver projeto de reforço para estudantes de baixa proficiência identificados pelas avaliações realizadas.


O evento contou com a participação da Secretária de Educação, Eliane Morais, da Articuladora Estadual da UNDIME-PI, Chaguinha Monte, da Presidente do Conselho Municipal de Educação, Aline Milany, dos técnicos responsáveis pela empresa Educar Soluções Educacionais, Júlio e Alexandre, da Psicóloga da Assistência Social de Francinópolis, Sara Martins, todos os gestores das escolas municipais, equipe técnica pedagógica da SEMEC, assim como todos os professores da rede municipal de ensino.






Capacitação para Conselheiros Municipais de Educação


Capacitar os Conselheiros Municipais de Educação sobre a atuação e atribuições dos mesmos foi o objetivo do evento realizado nesta sexta-feira (22) pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação.


Orientações acerca do funcionamento do Conselho Municipal de Educação como: fiscalização, deliberação, autorizações, emissão de pareceres, assim como legislação educacional foram alguns dos temas abordados pelo Consultor da empresa Hans Kelsen Mendes Assessoria e Consultoria, Bruno Dias.


Participaram da Capacitação a Secretária de Educação, Eliane Morais, a Presidente do Conselho, Profa Aline Milany, Vice-Presidente, Profa Ana Caroline, e demais membros que compõem o Conselho Municipal de Educação de Francinopolis.


A Secretária de Educação, Eliane Morais, realizou a abertura do evento, agradecendo a presença de todos e ressaltou que “Os Conselhos nos ajudam muito e que o processo educativo exige darmos as mãos para chegarmos onde queremos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário