Entidades repudiam fala de Mão Santa sobre governadora Regina Sousa - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

1 de abr. de 2022

Entidades repudiam fala de Mão Santa sobre governadora Regina Sousa



Foto: Ascom/prefeitura de Parnaíba





Entidades representantes de religiões de matrizes africanas no Piauí repudiaram o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, que chamou a governadora Regina Sousa (PT) de "macumbeira" durante o encontro com secretários municipais realizado nesta quinta-feira (31).

Em sua fala, Mão Santa afirma: “assumiu aí uma macumbeira, o povo tem o governo que merece, nós vamos ter a maior avacalhação”, diz.

Em entrevista ao Cidadeverde.com , a presidente do Instituto da Mulher Negra do Piauí, Halda Regina, destacou que a fala de Mão Santa foi preconceituosa e misógina.

“Não dá para admitir esses termos pejorativos, é muito negativo isso, é uma forma de dizer que nós vamos usar rituais para coisas maléficas e não é isso. Essa declaração é preconceituosa, é discriminatória, é racista e é misógina porque é com uma mulher”, ressalta Halda Regina.

O coordenador da Articulação Nacional de Povos de Matriz Africanas e Ameríndia (ANPMA-BRASIL), Pai Rondinele de Oxum, ressalta que a sociedade não está pronta para lidar com a diversidade religiosa do Piauí.

Foto: arquivo Cidadeverde.com



“Para nós religiosos da matriz africana, prova que a sociedade ainda não está preparada para lidar com a diversidade religiosa do nosso estado. Ele tem um tom pejorativo, para gente isso é uma falta de respeito”, pontua.

Halda Regina também ressalta o preconceito e os questionamentos que as mulheres negras sofrem ao assumir qualquer posição.

“Nós mulheres negras sabem que qualquer lugar que a gente vá assumir, a gente vai ter várias consequências, a gente vai sofrer esse tipo de preconceito, discriminação, nossa inteligência vai ser marcada em pauta, nossa capacidade de liderança semper será recebida a mesa como coisas negativas”, acrescenta.



As entidades declararam ainda à reportagem que devem entrar com recursos legais contra a declaração do prefeito Mão Santa.

“Nós não vamos no calar, enquanto movimento, Articulação Nacional, nós vamos denunciar ao Público, OAB, Delegacia de Intolerância Religiosa, porque se a gente não fazer isso vamos continuar sendo atacados”, destaca Pai Rondinele de Oxum.

A vereadora de Parnaíba, Fátima Carmino, repudia a fala criminosa de intolerância praticada pelo prefeito de Parnaíba contra a governadora do Piauí, professora Regina Souza.

"Exigimos respeito e qualquer manifestação do tipo para com negros, negras e todos os grupos, historicamente perseguidos nesse país, o que inclui também o povo de axé. Tais atrocidades a urgência de construirmos coletivamente estratégias para sensibilizar o combate" contra todas as formas de desrespeito e intolerância".

A vereadora de Parnaíba, Fátima Carmino, repudiou a fala de Mão Santa e classificou de "intolerância religiosa" contra a governadora Regina Souza.

"Exigimos respeito e qualquer manifestação do tipo para com negros, negras e todos os grupos, historicamente perseguidos nesse país, o que inclui também o povo de axé. Tais atrocidades a urgência de construirmos coletivamente estratégias para sensibilizar o combate" contra todas as formas de desrespeito e intolerância".

O vídeo foi postado no instagram pessoal do Mão Santa, mas hoje pela manhã foi retirado do ar.

O portal Cidadeverde.com entrou em contato com assessoria de Mão Santa e deixou espaço aberto para esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário