Entrevista na Ativa FM com a Tarciana falando sobre a Dengue em Barra D Alcântara Assista - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

1 de abr. de 2022

Entrevista na Ativa FM com a Tarciana falando sobre a Dengue em Barra D Alcântara Assista

 A Tarciana da Vigilância Epidemiologia de Barra D Alcântara deu  entrevista a rádio ativa FM trasendo informações sobre a Dengue em Barra D Alcântara. Hoje 1 de Abril 2022.

Link da entrevista


https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=381876093947090&id=100000707918546








Dengue


O QUE É?

A Dengue é uma infecção viral transmitida pela espécie fêmea do mosquito Aedes aegypti. O Ministério da Saúde (MS) registrou o primeiro caso da doença no Brasil em 1981, apesar de relatos da doença já aparecerem desde o final do século XIX. Em 1986 surgiram as primeiras epidemias de Dengue, em capitais do Nordeste e no Rio de Janeiro. Desde então, a doença tem sido um problema de saúde pública não só no Brasil, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou a dengue entre as 10 ameaças globais à saúde em 2019.


A Dengue clássica tem sintomas como febre alta já de imediato, com temperaturas acima de 38,5ºC, dores intensas de cabeça, nos olhos e nos músculos do corpo inteiro. Em metade dos casos, manchas avermelhadas pelo corpo surgem em torno do 4º dia da infecção. São sintomas comuns também calafrios, náuseas e vômitos. Existem quatro vírus que podem ser causadores da infecção: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.


Pacientes que já contraíram algum dos vírus, em caso de nova infecção, podem desenvolver uma forma mais grave da doença, chamada Dengue Hemorrágica. Nesses casos, além dos sintomas da Dengue comum serem mais intensos, complicações sérias podem surgir: a temperatura corporal abaixa depois do 3º ou 4º dia, dor severa na região abdominal, vômito persistente e com sangue, respiração acelerada, sangramento das gengivas, fadiga e inquietação. Por conta dos sangramentos, da dificuldade na respiração e do comprometimento dos órgãos, casos de Dengue Hemorrágica podem ser fatais, principalmente de 24h a 48h após o estágio mais crítico.




MÉTODO DE PREVENÇÃO

A melhor forma de se prevenir contra a Dengue é o combate e eliminação ao mosquito transmissor. O Aedes aegypti se prolifera ao depositar seus ovos em locais com água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, bebedouros e caixas d'água. Diferente do que se acredita, o Aedes não se reproduz apenas em água limpa, já que se adaptou ao ambiente urbano, à poluição da água e a recipientes artificiais. Por isso, o recomendado é não deixar água parada em nenhum local e contribuir com a conscientização coletiva de inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, locais públicos e terrenos baldios. A linha de inseticidas e repelentes da SBP também te ajudam a eliminar o mosquito e aumentar a proteção de sua família contra a Dengue.

Assim como outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a Chikungunya e o Zika vírus, a Dengue não possui vacina e nenhum medicamento ou tratamento específico. Geralmente, quando se iniciam os sintomas da dengue, é recomendado o uso de analgésicos para as dores e paracetamol para a febre, além de cuidados para a reidratação corporal. Ao identificar qualquer um dos sintomas, um médico deve ser consultado.



MANTENDO A PROTEÇÃO
Além de eliminar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, é importante manter sua casa e sua família protegidos o tempo todo. A linha de produtos SBP possui repelentes e inseticidas automáticos, de tomada, elétricos, corporais ou aerossois que oferecem 100% de proteção contra o inseto dentro e fora de casa, ajudando a construir um Brasil livre da Dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário