Governadora aciona Interpi e PGE para assegurar titularidade de terras em União - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

14 de abr. de 2022

Governadora aciona Interpi e PGE para assegurar titularidade de terras em União

 Foto: Divulgação/ Ascom Franzé Silva 


Após articulação do deputado estadual Franzé Silva (PT), uma reunião foi realizada, nessa quarta-feira (13), no Palácio de Karnak, com o objetivo de discutir conflitos de terra que ocorrem no município de União. A governadora Regina Sousa comandou o encontro, que contou com a participação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de União.

O conflito agrário demais de 20 anos envolve áreas ocupadas por agricultores familiares e moradores que se sentem ameaçados de despejo, devido à insegurança jurídica da propriedade do imóvel. De acordo com o Sindicato, três áreas inspiram maior preocupação, onde vivem cerca de 1.300 famílias: as comunidadea Tranqueira, Descoberta e Mundo Novo.

“É uma luta muito grande e uma das nossas principais bandeiras de luta é reforma agrária. Mais de 10 áreas estão em conflito. Os agricultores precisam da terra para cultivar e os moradores estão prejudicados por falta de resposta. Precisamos de um olhar especial para essas áreas”, pontua Fátima Nery, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de União.

Órgãos do Governo do Estado envolvidos nas questões fundiárias apresentaram os últimos levantamentos e providências adotadas nas áreas indicadas. A governadora Regina Sousa determinou ao Instituto de Terras do Piauí (Interpi) e à Procuradoria Geral do Estado (PGE-PI) que iniciem os procedimentos para a desapropriação e assegurar a titularidade de terras.

“Queremos negociar com os donos para comprar as terras deles. O processo na Justiça não anda. Queremos poder entregar esta terra onde as pessoas vivem há tantos anos, mas fica sempre alguém dizendo pra sair, dizendo que é dono”, observa Regina Sousa, que tem, como uma das metas de seu governo, garantir títulos de terras em todo Estado do Piauí.

Proponente da reunião e articulador em busca de solução para o problema, o deputado estadual Franzé Silva tem acompanhado o caso há meses e afirma que "é necessário assegurar, o quanto antes, as terras a essas pessoas, como forma de garantir uma vida digna. Essa é a maior obra que podemos fazer para essas pessoas e para a cidade de União".

Os próximos passos para tentar resolver o litígio são a avaliação das áreas e acerto de valores com os proprietários. Estiveram representados na reunião o ex-prefeito de União, Zé Barros; e representantes do Interpi, PGE, Secretaria de Governo (Segov) e lideranças políticas da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário