Piauí monitora municípios críticos e pode decretar estado de epidemia da dengue - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

21 de abr. de 2022

Piauí monitora municípios críticos e pode decretar estado de epidemia da dengue

 Foto: Ascom/APPM

Em meio a explosão de casos de dengue no Piauí, a governadora Regina Sousa (PT) participou de uma reunião com o secretário Estadual de Saúde, Neris Júnior, e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Paulo César, para discutir o cenário preocupante em todo o estado. 

A urgência leva em conta boletim referente a 15° Semana Epidemiológica, divulgado pela Sesapi, que mostra alta acima de 600% no número de casos no estado se comparado ao mesmo período ano passado e alerta para a situação crítica em relação a incidência da doença em 25 municípios piauiense.

“Temos 25 municípios em situação crítica. A Sesapi tem os carros fumacê e os materiais de uso, que é a última possibilidade. Tem que fazer toda a prevenção e a última coisa a se fazer é o fumacê, mas nesses que estão críticos tem que fazer, porque tem que diminuir as ocorrências nessas cidades, mas também temos que cuidar das outras”, disse a governadora.

Em entrevista ao Cidadeverde.com na tarde desta quarta-feira (20), Neris Júnior, pontuou que a pasta tem feito o acompanhamento e a avaliação da situação em todas as cidades do estado.“Fizemos o treinamento das equipes, as regionais de saúde já estão equipadas com os químicos necessários para distribuir aos agentes de endemias e os carros fumacê para aqueles municípios que tiverem a indicação”, disse.

O estado enfrenta uma explosão de casos da doença. Atualmente existem dois casos de morte por dengue confirmados, enquanto outros quatro ainda estão sob suspeita, e aguardam exames médicos para confirmação. 

Por conta disso, a Sesapi não descarta adotar ações como a do Paraná, que decretou estado de epidemia após registrar quase 15 mil casos da doença notificados em apenas uma semana.“Temos alguns municípios em estado de alerta. Cada vez mais vamos avaliar os números e, se for o caso, o Piauí também deverá tomar as medidas possíveis e cabíveis”, concluiu o secretário.

De acordo com o último boletim, já foram registrados 4.617 casos prováveis de dengue em 150 municípios piauienses em todo o ano de 2022. Em 2021, no mesmo período, foram registrados 650 casos em 56 municípios. Um aumento de 610,3%. Já em relação aos casos confirmados, já são 2.511, enquanto no ano passado, no mesmo período, eram 515.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário