Primeiro eclipse solar de 2022 acontece neste sábado (30) - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

30 de abr. de 2022

Primeiro eclipse solar de 2022 acontece neste sábado (30)

 Foto: Reprodução/YouTube

Acontece neste sábado (30) o primeiro eclipse solar do ano. No Brasil, será possível ver o fenômeno apenas no extremo sul do estado do Rio Grande do Sul, por volta das 17h40.

"Tecnicamente, será possível observá-lo no Brasil bem no final da tarde, no extremo do Rio Grande do Sul, bem próximo da fronteira com o Uruguai. Só que, na prática, será apenas uma 'mordidinha' no sol, imperceptível se você Está atento ao que está, não diz Cássio Bar, astrofísico do Centro Universitário FEI

Josina, astro do Observatório Nacional/NC, explica que somente não da América do Sul o fenômeno será mais visível, visível de 40% a 54% do sol.

"Quanto mais ao norte, menor será a 'mordidinha'. Então aqui, como o sol já vai muito baixo e a noite estará chegando, a quase nula, não deve cobrir nem 20% do sol, sendo quase invisível", diz Josina.

Os participantes acompanharão o eclipse a partir das 15h em uma live que será realizada pelo Observatório Nacional em seu canal no Youtube com a participação da astrônoma.

"Vamos pegar um canal de observatórios internacionais ou enviaremos a transmissão e o eclipse durante todo o período", contata a Joina.

O próximo eclipse do sol acontecerá em outubro, mas também parcial. Segundo os especialistas, ele ficará mais visível para os países situados na região norte do globo terrestre.

Eclipse Lunar Se poucos poucos poderão acompanhar o eclipse solar que neste sábado acontecerá (30), o que acontecerá no eclipse lunar bem diferente do dia 15 sábado o dia 16 de maio.

Segundo astrônoma do Observatório Nacional, os brasileiros conseguirão acompanhar todas as fases do fenômeno.

"Ele vai ser visto do Brasil todo, do norte ao sul, e totalmente, ou seja, a gente vai ver todas as fases do eclipse com muita facilidade porque a lua vai estar bem alta", Josina.

O eclipse lunar acontece quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua. Já no eclipse solar, a Lua é quem se posiciona a frente do sol projetando sua sombra sobre a Terra.

Fonte: Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário