Valença do Piauí é incluída no Mapa do Turismo Brasileiro ASSISTA - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

12 de abr. de 2022

Valença do Piauí é incluída no Mapa do Turismo Brasileiro ASSISTA



POR PORTAL V1
11/04/2022 21:18:21
Ouvir

Professor e historiador Antônio José

O Mapa do Turismo Brasileiro é um forte instrumento usado pelos municípios que ver no turismo uma estratégia de desenvolvimento através de investimentos e de ações que possam promover o setor turístico. Este ano, o Ministério do Turismo contabilizou 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas incluídas no Mapa do Turismo e Valença do Piauí faz parte desses municípios.

Estão no Mapa Nacional do Turismo as cidades que sua economia principal é oriunda do turismo e cidades que mesmo tendo um turismo forte, sua base financeira é sustentada por outros segmentos da economia.

Classificada no Polo Histórico Cultural, a cidade Valenciana se destaca e ganha visibilidade no estado e fora dele. O historiador professor Antônio José, destaca a importância da cidade está na lista do turismo nacional, visto que em todo o estado do Piauí apenas 32 cidades estão no mapa, demostrando a relevância de Valença tem para o estado e para país.

O historiador ainda cita os aspectos do município que contribuíram para estar no mapa do turismo brasileiro. “As reservas turísticas que Valença tem tanto no campo da paleontologia, arqueologia, da história, da cultura, da religiosidade e dos eventos programados, Valença permaneceu neste novo mapa do turismo”, frisa professor Antônio José.

Ele lembra que tudo isso só foi possível graças ao empenho do gestor municipal, Marcelo Costa, da secretária de Cultura Lilian Cavalcante e de sua equipe a qual Antônio José cita sua experiência e conhecimento para direcionar no preenchimento das informações e ao Dário e Diego, guia turístico de Valença.

Antônio José, ressalta o quanto esse reconhecimento é importante para a cidade e diz que Valença vive um momento pertinente com a revitalização do centro histórico e os espaços criados para homenagear os dois filhos ilustres da cidade, sendo eles: Petrônio Portela e Mestre Dezinho.

“Isso soma para o engrandecimento dessa cidade e como temos grandes reservas como agora mesmo com a revitalização do centro histórico, o Memorial Petrônio Portela, uma figura nacional somado ao Mestre Dezinho uma figura internacional, também isso gera para Valença uma convergência muito grande para o nome de turística”, afirma os historiador que finaliza dizendo ser necessário que todos abracem esse momento ímpar para o turismo valenciano.

“Que cada um faça sua parte, porque quando cada um faz a sua parte ela se tornará mais grande ainda e o turismo é claro com a identidade já pertencendo ao mapa turístico do Piauí e ao mapa turístico do Brasil é muito bom porque Valença aos poucos ela vai sendo vista com um olhar mais diferenciado”, conclui.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário