Cientistas divulgam imagem inédita de buraco negro no centro da Via Láctea - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

12 de mai. de 2022

Cientistas divulgam imagem inédita de buraco negro no centro da Via Láctea




A primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea foi revelada na manhã desta quinta-feira (12), pelo Event Horizon Telescope (EHT). Esta é a segunda vez que a colaboração global consegue registrar imagens de buracos negros — a primeira vez foi em 2019, na histórica foto do buraco negro supermassivo da galáxia M87.

Durante uma conferência à imprensa o EHT, formado em 2015, reuniu especialistas para apresentar a imagem, explicar o processo que levou à sua captura e contar um pouco sobre o objeto no coração da nossa galáxia. Sagittarius A* (ou Sgr A*) não é fácil de capturar — nenhum buraco negro é, mas este apresentou desafios peculiares.


Cientistas divulgam imagem inédita de buraco negro no centro da Via Láctea (Foto: Getty Images)


Uma das principais dificuldades é a poeira densa e opaca no centro galáctico, que impede a radiação emitida pelo ambiente ao redor do buraco negro de chegar até nossos telescópios. Outro problema é a intensidade dessa radiação: o Sgr A* não é tão ativo quanto o M87*.

Por fim, como estamos na própria Via Láctea, é mais difícil "enxergar" os objetos dentro dela. O centro galáctico está a cerca de 26 mil anos-luz de distância de nós, e, no meio do caminho, há muita matéria. Mesmo assim, o EHT conseguiu, com a ajuda de observatórios de todo o mundo, capturar a fraca luz que consegue atravessar toda essa matéria, e formar a imagem abaixo:

Imagem do Event Horizon Telescope mostra pela primeira vez o Sagittarius A* — Foto: EHT


O que estamos observando nessa imagem é, na verdade, o gás ao redor do buraco negro, formado por matéria que se aproximou demais do objeto e gira ao seu redor em velocidade próxima à da luz. O buraco negro, em si, é a sombra que vemos dentro do anel luminoso.

Assim como a imagem do buraco negro da galáxia M87*, essa foto não é tão impressionante quanto as simulações da NASA, ou o que vemos em filmes de ficção científica. Para alguns, pode parecer uma imagem "ruim", ou de baixa resolução, mas trata-se de um feito histórico e importante para a ciência humana. E o EHT é a única iniciativa capaz de realizá-lo.

LEIA MAIS







Qual a importância da imagem do buraco negro Sagittarius A*?

Essa imagem é o conjunto de muitas imagens capturadas por vários observatórios, então a primeira implicação da foto é que não restam dúvidas de que o objeto Sagittarius A* é mesmo um buraco negro. Embora os cientistas tenham chegado a essa conclusão há algum tempo (descoberta que, aliás rendeu um Prêmio Nobel a Reinhard Genzel e Andrea Ghez em 2020), ainda havia estudos propondo que o Sagittarius A* seria matéria escura, entre outras sugestões.

Cientistas esperavam estudar a órbita das estrelas que orbitam o Sgr A*, conhecidas como estrelas S, para obter uma conclusão definitiva sobre o assunto. Entretanto, a imagem do EHT veio primeiro e parece não deixar mais dúvidas.

Por fim, as observações ajudarão os cientistas em novos estudos sobre buracos negros e em futuros testes da relatividade geral naquilo que é conhecido como os campos gravitacionais mais poderosos do universo, os buracos negros. Estudos sobre o disco de acreção de matéria (o anel alaranjado da imagem) e emissão nas bordas deverão trazer novas percepções sobre esses objetos incríveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário